ASSÉDIO SEXUAL

Caso de assédio no Náutico: advogado de funcionário classifica acusação como "factoide" e questiona anonimato de outras vítimas

Defensor de suposto assediador afirmou que boletim de ocorrência registrado pela suposta vítima apresenta "relatos desconexos"

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 24/11/2021 às 20:13
Notícia
X

Desde a última segunda-feira (22) uma denúncia de assédio sexual tem repercutido no extra-campo do Clube Náutico Capibaribe. Inicialmente, o relato foi feito por Tatiana Roma, ex-diretora da Mulher e de Operações do clube. Na última terça-feira (23), quatro personagens envolvidos no caso deram entrevistas ao vivo à Rádio Jornal: a própria Tatiana, o presidente Executivo do Timbu, Edno Melo, o candidato à presidência do clube Bruno Becker e o presidente do conselho deliberativo, Alexandre Carneiro. Até então, nem o suposto assediador ou algum representante dele havia se manifestado. Até a noite desta quarta-feira (24), quando o advogado José Augusto Branco, que representa o funcionário, conversou ao vivo com Ednaldo Santos e João Victor Amorim, no programa Bola Rolando, da Rádio Jornal

>> Ex-diretora do Náutico acusa funcionário do clube de importunação sexual

>> Presidente do Náutico fala sobre caso de assédio no clube, cita uso eleitoral e oposição reage; ouça 

Branco, assim como Edno Melo fez na terça-feira, endossou a tese de que o caso foi trazido à tona com a intenção de tumultuar o ambiente eleitoral do Náutico - o clube terá eleições presidenciais no próximo dia 5 de dezembro. Além disso, o advogado afirmou que o boletim de ocorrência registrado por Tatiana apresenta "relatos desconexos". 

>> Após denúncia de assédio no clube, Náutico anuncia contratação de empresa para combater e prevenir novos casos

"Como advogado de Errisson (Melo) e não como defensor de Errison, até agora não existe nada contra ele, exceto um boletim de ocorrência que qualquer advogado que já tem mais de cinco anos na advocacia [sabe]. São relatos desconexos, sem nenhuma base de fala e no meu entendimento nada disso passa de uma briga política porque se aproxima uma eleição no Náutico. Essa pessoa que denuncia [Tatiana Roma] ela é, todo mundo sabe, isso é público, ligada a um dos candidatos, chamado Bruno Moura Becker. Para mim, isso é um factoide que foi gerado para interferir na eleição do Náutico. É um boletim [de ocorrência] completamente desconexo, em que ela diz que os fatos se deram de maio de 2020 a julho de 2021, mas ela só registra no dia 12 de novembro de 2021", comentou. 

Ouça a entrevista de José Adgusto Branco: 

José Augusto Branco disse ainda que crimes de injúria, difamação e calúnia decaem com seis meses, ou seja, Tatiana precisaria fazer a denúncia dentro deste período. Em seu argumento, o advogado defende que a denúncia perde o valor por causa do prazo expirado. No entanto, crimes de natureza sexual, que também foram citados pela suposta vítima, têm prazos diferentes. Sobre isso, o representante de Errisson Melo voltou a dizer que o boletim de ocorrência apresenta relatos desconexos. 

"O boletim que ela registra é um boletim desconexo. É um boletim que não traz nada com nada. Se for crime sexual, e no relato fala de importunação sexual, nesse caso seria o prazo tradicional, só que o relato dela não bate com o que diz a própria lei. Em nenhuma parte da redação tem ato libidinoso, tem palavras jogadas fora, mas ato libidinoso não tem", afirmou. 

Depois que Tatiana se manifestou, outras mulheres afirmaram à reportagem do GE.COM terem sido vítimas do mesmo funcionário. Com medo de se identificarem e de sofrerem represálias já conhecidas por mulheres que denunciam crimes de natureza sexual, uma das vítimas preferiu não se identificar e ambas afirmaram não terem coragem de ir à Justiça. O advogado afirmou que ambas não tem direito ao anonimato, ainda que tenham sido preservadas pela reportagem. 

"Isso não é solidariedade. Isso aí é factoide gerado por uma eleição. Ela diz que não vai prestar queixa, mas presta declarações em entrevista à imprensa.[...] Inclusive, é obrigação do delegado apurar isso, independente da denúncia. Os crimes sexuais são crimes de ação pública incondicionada, independente do querer da vítima. Tem que apurar. Inclusive eu vou requerer que a autoridade policial identifique essas pessoas e que elas sejam ouvidas porque essas pessoas têm que responder pelos seus atos. As pessoas não podem se esconder atrás do anonimato e sair brincando com a honra de outras pessoas", disse. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor