Cinco vezes que a final da Copa Libertadores foi disputada por times do mesmo país
Será a terceira vez em quatro anos que times do mesmo país farão a final da Libertadores
Disputada desde 1960, a Copa Libertadores durante muitos anos teve uma regra que impedia que times do mesmo país se cruzassem na decisão do torneio. Hoje, isso não ocorre mais, fazendo com que clássicos nacionais se tornem mais comuns na disputa do título. É o caso deste ano, quando Flamengo e Palmeiras decidem a competição no próximo sábado (27), às 17h, em Montevidéu, no Uruguai. A partida terá transmissão exclusiva da SBT/TV Jornal. Relembre cinco vezes que este fato aconteceu:
- Palmeiras x Flamengo: final da Libertadores é o ápice da rivalidade nacional entre os dois clubes
- Justo? Flamengo vende mais ingressos e deve contar torcida em peso na final da Libertadores
- Tem história! Palco da final da Libertadores deste sábado, Centenário já recebeu jogos decisivos de Flamengo e Palmeiras
- Superstição? Palmeiras viaja para o Uruguai com presença ilustre que levou o clube para a final da Libertadores de 2020
- Nos braços do povo! Torcida do Palmeiras faz festa em frente ao CT para apoiar jogadores antes da viagem
São Paulo x Athletico-PR (2005)
O São Paulo fez a melhor campanha e decidiu em casa. O primeiro jogo aconteceu no Beira-Rio, em Porto Alegre, porque a Arena da Baixada não tinha a capacidade mínima de na época: 1x1. Na volta, os paulistas não tomaram conhecimento e golearam por 4x0 no Morumbi, ficando com o título. O time tricolor contava com grandes nomes como Cicinho, Lugano, Josué e Amoroso, além é claro, de Rogério Ceni.
Internacional x São Paulo (2006)
O São Paulo voltaria no ano seguinte ao Beira-Rio para decidir novamente a final da Libertadores, desta vez, contra o Inter. Ao contrário do ano anterior, os tricolores levaram a pior. No primeiro jogo, os colorados venceram por 2x1 com dois gols de Rafael Sóbis. Na volta, empate emocionante em 2x2 e título gaúcho. Fernandão levantaria a taça ao lado de nomes como Clemer, Tinga e Alex.
Boca Juniors x River Plate (2018)
Um dos maiores clássicos do mundo decidiu o título da Libertadores de 2018. O duelo, no entanto, foi o primeiro da história que não aconteceu no continente sul-americano. No jogo de ida, a partida terminou empatada em 2x2 em La Bombonera, mas por conta de ataques ao ônibus do Boca Juniors na partida da volta, no Monumental, o duelo foi remarcado pela Conmebol. O confronto aconteceu no Santiago Bernabéu, em Madri, com vitória por 3x1 da equipe vermelha e branca.
Palmeiras x Santos (2020)
Outro clássico local que agitou a final da competição mais importante do continente aconteceu no ano passado, quando Palmeiras e Santos se enfrentaram no Maracanã. Embalado pelo título da Copa do Brasil, o verdão confirmou o favoritismo e venceu o Peixe por 1x0 com gol do herói improvável, Breno Lopes.
Flamengo x Palmeiras (2021)
Dividindo a hegemonia do futebol brasileiro nas temporadas recentes, Flamengo e Palmeiras farão uma das finais mais aguardadas dos últimos tempos na Libertadores. Ambos ganharam dois campeonatos brasileiros recentemente, além de terem uma Libertadores cada desde 2016. Os paulistas têm vantagem na Copa do Brasil, conquistada no ano passado. Por outro lado, o time hoje comandado por Renato Gaúcho se sobressai ao de Abel Ferreira nas Super Copas do Brasil, vencida em 2019 e 2020. Esta última, por sinal, em cima do Palmeiras.