clássico

Palmeiras x Flamengo: final da Libertadores é o ápice da rivalidade nacional entre os dois clubes

Equipes vêm dominando o futebol brasileiro nos últimos anos e neste fim de semana fazem tira-teima na final da principal competição do continente

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 23/11/2021 às 10:31 | Atualizado em 23/11/2021 às 10:48
Notícia
X

O status de "clássico" geralmente é dado a confrontos entre equipes do mesmo estado ou região. Nos últimos anos, no entanto, Flamengo e Palmeiras vêm mudando esta percepção no futebol brasileiro. Amparados por um forte poderio financeiro, cariocas e paulistas vem se alternando na dominância do País, seja com títulos nacionais ou internacionais. No próximo sábado (27), quando decidirão a Copa Libertadores, às 17h, no Uruguai, eles irão protagonizar mais um capítulo da principal rivalidade dos últimos tempos. A partida terá transmissão exclusiva da SBT/TV Jornal.

Títulos recentes

Nas últimas seis temporadas, Palmeiras e Flamengo dominaram totalmente o futebol brasileiro e tem praticamente o mesmo número de conquistas. Ambos ganharam dois campeonatos brasileiros. Os alviverdes levantaram a taça em 2016 e 2018, enquanto os rubro-negros levaram a melhor em 2019 e 2020. Eles também tem uma Libertadores cada no período. O Flamengo em 2019 e o Palmeiras em 2020. Os paulistas têm vantagem na Copa do Brasil, conquistada no ano passado, enquanto o último título do torneio dos cariocas foi só em 2013. Por outro lado, o time hoje comandado por Renato Gaúcho se sobressai ao de Abel Ferreira nas Super Copas do Brasil, vencida em 2019 e 2020. Esta última, por sinal, em cima do Palmeiras.

MARCELO CORTES
Flamengo e Palmeiras decidiram a última Super Copa do Brasil - MARCELO CORTES

"Cheirinho" e "Não tem mundial"

A polarização entre as duas equipes começou em 2016, quando o Flamengo fazia grande campanha no Brasileirão e o marketing do clube resolveu usar a expressão "cheirinho de título". No final das contas, o Palmeiras acabou conquistando o título e a torcida não perdoou e a campanha rubro-negra sofreu um revés, passando a ser uma "publicidade reversa". Até hoje, quando o Flamengo não conquista um título, a expressão "ficou só no cheirinho" ainda é usada.

O troco da provocação dos palmeirenses só veio em 2019, quando os cariocas conquistaram a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Ao vencer o River Plate e levantar a taça continental, Gabigol foi flagrado com um microfone na mão, no Peru, cantando: "Palmeiras não tem mundial, não tem copinha e não tem mundial". A brincadeira fazia alusão ao fato do Porco não ter nenhum título na atual era do Mundial de Clubes, nem nunca ter sido campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

CONMEBOL
Flamengo campeão da Libertadores 2019 - CONMEBOL

Vice de um, vice de outro

Em 2018, o Palmeiras foi campeão brasileiro e o Flamengo acabou ficando com o vice-campeonato. A campanha, obviamente, rendeu muita provocação entre as duas equipes. No ano passado, no entanto, os rubro-negros se vingaram e conquistaram a Super Copa do Brasil, disputada entre o campeão da Série A (Flamengo) e o da Copa do Brasil (Palmeiras), jogando o status de vice para o outro lado.

CONMEBOL
Palmeiras campeão da Libertadores 2020 - CONMEBOL

Resumo dos títulos

CAMPEONATO BRASILEIRO
2016: Palmeiras
2018: Palmeiras (Flamengo vice)
2019: Flamengo
2020: Flamengo

COPA DO BRASIL
2020: Palmeiras

LIBERTADORES
2019: Flamengo
2020: Palmeiras

SUPERCOPA DO BRASIL
2019: Flamengo
2020: Flamengo (Palmeiras vice)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor