memória

Retrospectiva 2021: eleição no Santa Cruz anunciava uma nova era para o clube

Mudança na gestão no Santa Cruz em 2021 renovava as esperanças de um torcedor desacreditado

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 21/12/2021 às 17:46 | Atualizado em 21/12/2021 às 18:17
Notícia
X

O final da temporada de 2020 acabou sendo uma prévia do que seria o ano de 2021. Coincidentemente, terminou neste mesmo ano. Eliminação na Série C - mesmo sendo um dos favoritos ao acesso -, além de conflitos políticos envolvendo as eleições no Arruda, resumem bem o final daquele ciclo. Por outro lado, o início de 2021 prometia trazer algo diferente. Prometia.

>> O Santa Cruz pode seguir os passos do Cruzeiro? Veja o que o presidente Coral falou sobre a SAF

>> Sem dinheiro? Presidente do Santa Cruz lista as fontes de receitas do clube para 2022

Não é de agora que o Santa Cruz coleciona fracassos na temporada. A última grande campanha do clube Tricolor numa temporada foi o primeiro semestre de 2016, quando venceu a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. O clube tinha acabado de conquistar o acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2015, mas perdeu força na elite e foi rebaixado.

Novo horizonte?

O torcedor, já com traumas passados do rebaixamento, voltou a ver o clube disputar a Série C e implorou por mudanças internas. E assim foram surgindo movimentos políticos ligados ao Santa Cruz, agindo como forte oposição e articulando mudanças como foi a reforma no estatuto do clube - que veio com a proposta de modernização da Cobra Coral -.

A chegada de 2021, época que seria definido um novo mandatário para o Santa Cruz após diversos adiamentos na data das eleições, foi a oportunidade para renovação na gestão do clube. Vindo como o nome de oposição da então atual gestão, o ProSanta - liderado pelo atual presidente Joaquim Bezerra - acabou assumindo o comando do clube em fevereiro. Após vitória absoluta nas urnas, a esperança de um horizonte promissor estava renovada.

>> A história se repete e o Santa Cruz, mesmo em crise, traz jogador para "sacudir" a galera

Não foi bem assim

Com a reforma do estatuto aprovada no Conselho Deliberativo - já em vigor - e com um novo formato de gestão, a nova diretoria do Santa Cruz acabou tropeçando no que seria mais necessário para alavancar o clube naquele momento, ao menos dentro de campo: conhecimento de caso. Ou seja, alguém que saiba fazer futebol em um clube que é, obviamente, de futebol.

A inexperiência na área futebolística foi um ponto que o próprio Joaquim Bezerra assumiu em declarações passadas. Enquanto o novo presidente tentava organizar a casa estruturalmente, o futebol do clube passou a agonizar dentro e fora de campo. O resultado foi visto no final da temporada.

Antes vistos como "salvadores da pátria" pela torcida, com a missão de recolocar o clube na elite do futebol brasileiro, a equipe que formava o ProSanta nas eleições terminou o ano como desafeto da torcida Coral e, ainda, com a missão de tentar fazer as pazes em 2022. Dessa vez, tentando "fazer direito".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor