COPA DO CATAR

Copa do Mundo: 2022 é o ano do Hexa? Expectativa pela quebra de jejum da Seleção Brasileira aumenta

A Copa do Mundo do Catar será realizada a partir de novembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 01/01/2022 às 15:34 | Atualizado em 08/04/2022 às 19:01
Notícia
X

O ano de 2022 chegou e, com ela, todas as expectativas positivas para o início da Copa do Mundo do Catar. Com a edição deste ano sendo realizada no mês de novembro, os brasileiros já começaram a contagem regressiva na esperança do Brasil quebrar o jejum de 20 anos sem conquistar um Mundial.

Até o início da Copa do Mundo, há muita coisa para rolar no futebol mundial e internamente na seleção canarinha. Das 36 vagas disponibilizadas para a competição deste ano, apenas 12 foram definidas. Entre essas, está a Seleção Brasileira - líder das Eliminatórias Sul-Americanas -.

Mesmo assim, o técnico tem bastante trabalho pela frente. Achar um elenco ideal para o torneio não será fácil.

Apesar de peças como a dupla de goleiros - Alisson e Ederson -, o volante Casemiro e o atacante Neymar estarem praticamente garantidos na convocação da Copa, ainda existe uma forte disputa em alguns setores da equipe.

Bom sinal, já que cada vez mais competidores para uma única posição, com mais qualidade o escolhido pode chegar na Copa do Mundo. Ao menos na teoria.

A expectativa é que a prática siga o mesmo rumo da Copa do Mundo de 2002. A Seleção Brasileira não jogava seu futebol mais bonito da história, mas se consagrou como uma das melhores entre as vencedoras do Mundial.

Ainda mais com Ronaldo Fenômeno e Rivaldo brilhando, além de outras peças que - mais tarde - se consagraram no futebol mundial.

REPRODUÇÃO/TWITTER
A Copa do Mundo de 2002 foi histórica para a seleção brasileira - REPRODUÇÃO/TWITTER

Seleção Brasileira acumula decepções nas últimas edições

Sempre chegando como uma das favoritas, a pentacampeã vem se tornando um grande símbolo de anti-clímax para os torcedores brasileiros.

Em 2006 foi assim. Recém-campeão, o Brasil tinha uma constelação na convocação, mas acabou sendo derrotado pela França - carrasco da Canarinha - nas quartas. Em 2010, com a Seleção reformulada, caiu para a Holanda também nas quartas.

Em 2014, o Brasil sediava a Copa do Mundo e chegava com o título da Copa das Confederações nas costas.

Mas acabou perdendo Neymar - principal atleta da Seleção Brasileira - por uma lesão e, abatido, sofreu o famoso 7x1 da Alemanha na semifinal.

Já em 2018, a eliminação para a Bélgica talvez tenha sido mais dolorosa que a goleada sofrida na edição anterior.

Tite havia dado uma cara nova para o Brasil, que fazia grandes jogos dentro de campo e tinha jogadores vivendo grande fase na temporada.

Falhas individuais acabaram tirando a Canarinha da competição nas quartas. Um baque e tanto.

Foto: Fifa/ divulgação
A Seleção Brasileira não conseguiu superar a Bélgica na Copa do Mundo de 2018 - Foto: Fifa/ divulgação

Copa América: retomada e tropeço

Sediando mais uma competição entre seleções - dessa vez a Copa América de 2019 -, o Brasil viu uma chance de se redimir com o torcedor. Com sucesso, a canarinha se sagrou campeã e manteve uma longa invencibilidade dentro de casa.

Não foi a mesma coisa em 2021. A Copa América seria disputada na Argentina e na Colômbia, mas a pandemia da Covid-19 impossibilitou a realização nesses países e o Brasil acabou sediando-a novamente.

Com o Brasil chegando à final como favorito a mais um título dentro de casa, a rival Argentina foi superior e quebrou um jejum de décadas ao levantar uma taça de Copa América.

AFP
Argentina venceu a Copa América 2021 em final contra a seleção brasileira, no Maracanã - AFP

Como estão as eliminatórias para a Copa do Mundo 2022?

Além do Brasil, a Argentina também já se garantiu no Catar. Ainda faltando quatro rodadas, o Equador está bem encaminhado e perto de garantir a terceira vaga do continente. 

A Colômbia, o Peru, o Chile, o Uruguai e a Bolívia também estão na briga pela última vaga direta e a vaga na repescagem

Já nas eliminatórias europeias, as 10 vagas diretas já foram definidas. Inglaterra, Espanha, Suíça, França, Sérvia, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia e Alemanha carimbaram o passaporte para o país asiático.

Outras 12 seleções da Europa disputam as últimas três vagas da repescagem. São elas: Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia, País de Gales, Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Tcheca. Clique aqui para conferir o chaveamento da repescagem europeia.

FRANCK FIFE / AFP
A seleção francesa, atual campeã mundial, conta com o talento de Mbappé - FRANCK FIFE / AFP

A Ásia está na reta final da repescagem. O Irã, a Coreia do Sul e a Arábia Saudita estão bem encaminhados para garantir três das quatro vagas diretas.

O Japão também chega bem na briga, mas a Austrália está na cola dos Samurais Azuis. Além das quatro vagas, a Ásia também classifica duas seleções para a repescagem.

Nas Eliminatórias da América do Norte e Central, faltando seis rodadas para finalizar, quatro seleções estão se destacando no octogonal final.

Canadá, Estados Unidos, México e Panamá disputam as três vagas diretas, além de uma vaga para a repescagem.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor