Eliminatórias da Copa do Mundo

Copa do Mundo: veja quais seleções podem garantir vaga no Mundial do Catar nesta Data Fifa

Quatro seleções podem garantir vaga no mundial do Catar ainda em fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 27/01/2022 às 9:34 | Atualizado em 27/01/2022 às 12:04
Notícia
X

O ano da Copa do Mundo 2022  já chegou, mas ainda não temos todas as 32 seleções classificadas para o mundial do Catar. Até o momento, 13 equipes, incluindo a Seleção Brasileira, estão com a vaga garantida e outras quatro podem carimbar o passaporte nesta data Fifa de janeiro/fevereiro.

Equador x Brasil: saiba onde assistir ao vivo o duelo das Eliminatórias da Copa do Mundo

Seleção brasileira encara o Equador nas Eliminatórias com novidades na equipe; confira

Com a repescagem na Europa marcada apenas para março e com a seleções africanas em meio à disputa da Copa Africana de Nações, apenas países da América do Sul (Conmebol), Ásia (AFC) Américas Central e do Norte (Concacaf) entrarão em campo nesta Data Fifa.

Algumas delas poderão garantir sua vaga já agora, veja quais:

Equador

O adversário da Seleção Brasileira nesta quinta-feira (27) está com a vaga para a sua quarta Copa do Mundo bastante bem encaminhada. O Equador é o 3° colocado nas Eliminatórias com 23 pontos, 6 a mais que o Peru, primeiro time fora da zona de classificação e próximo adversário equatoriano. Restando quatro rodadas para o fim, caso vença as duas partidas, o Equador chegaria aos 29 pontos e garantiria sua vaga, embolando ainda mais a briga entre Peru, BolíviaChileColômbia Uruguai, que brigariam pela última vaga direta.

Irã

Presente nas duas últimas edições da Copa do Mundo, o Irã tem a missão mais fácil de todas as quatro seleções citadas nesta publicação. Liderando o Grupo A das Eliminatórias Asiáticas com 16 pontos, basta vencer o Iraque para garantir uma das duas vagas no grupo.

Coreia do Sul

A equipe do astro do Tottenham, Heung-min Son, também está no Grupo A nas Eliminatórias Asiáticas e também pode garantir sua vaga. Com 15, terá que vencer LíbanoSíria ou torcer pelo tropeço dos Emirados Arábes Unidos em um das suas duas partidas para ficar com a vaga. Caso não a consiga hoje, dificilmente não a conseguirá depois, a diferença para os EAU é de 9 pontos, restando 4 jogos.

Arábia Saudita

Presente na Copa de 2018 depois de ausências em 2010 e 2014, a Arábia Saudita tem uma missão complicada. Embora lidere o Grupo B das Eliminatórias Asiáticas com 16 pontos, é seguida de perto pelas duas seleções favoritas a ficar com as vagas: Austrália Japão. Para garantir a classificação, os sauditas têm que vencer Omã, depois vencer o confronto direto com os japoneses, no Japão, e ainda torcer por um tropeço da Austrália.

Américas do Norte e Central e África

Como podemos ver, das quatro possíveis classificadas, nenhuma será da Concacaf. As Eliminatórias por lá estão em sua fase final, mas ainda restam 6 jogos e a classificação está bastante embolada. São quatro vagas, sendo três diretas e uma na repescagem, que no momento ficariam com Canadá, líder com 16 pontos, Estados Unidos, com 15, México Panamá, com 14. Costa Rica, com 9 pontos, Jamaica, com 7 e El Salvador, com 6, correm por fora. Honduras, com 3 pontos, tem chances remotas.

Na África, as próximas partidas serão decisivas com 10 seleções brigando por cinco vagas. Com jogos de ida e volta, o vencedor garante a vaga no Catar e o perdedor está fora. Os duelos serão:

EgitoSenegal

Camarões Argélia

Gana Nigéria

RD Congo Marrocos

Mali Tunísia

Europa

A Europa já definiu todas as suas dez vagas diretas para a Copa do Mundo, restando apenas três que serão decididas na repescagem, marcada para março. Dividas em três chaves com "semifinal" e "final", 12 países buscam disputar o mundial, dentre eles Portugal Itália, confira:

CHAVE 1: Escócia Ucrânia País de GalesÁustria

CHAVE 2: Rússia Polônia Suécia República Tcheca

CHAVE 3: Itália Macedônia do Norte Portugal Turquia

*Os confrontos serão todos em jogo único e os vencedores decidirão a vaga.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor