Saiba qual a condição imposta pelos times da Série C para aceitarem o sistema de pontos corridos
Proposta da modificação é para 2023
Na última quinta-feira (6) aconteceu a tão esperada reunião com os 20 clubes que disputarão a Série C para votar a sugestão de modificação do formato de mata-mata para pontos corridos.
Por unanimidade, todas as equipes aprovaram a mudança, que foi proposta pela Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF).
> Lembra dele? Bicampeão brasileiro pelo Corinthians, Jadson acerta com time da Série C; confira
> Ex-Botafogo, Jobson é anunciado por time pernambucano para 2022; saiba onde ele jogará
Os times, no entanto, impuseram uma condição. Eles querem que seja destinada uma cota fixa pela participação, à exemplo das Séries A e B. O valor pedido foi a metade do que as equipes da segundona recebem.
No ano passado, este montante foi de R$ 8 milhões. Com isso, cada time receberia R$ 4 milhões para jogar a 3ª Divisão no formato de pontos corridos a partir de 2023, quando a mudança está prevista para vigorar.
> Desejado por gigantes, Dedé acaba acertando com time da Série B; confira
> Veja os times que vão jogar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2022
Caso o sistema de pontos corridos seja autorizado pela CBF, as equipes passariam a jogar 38 rodadas, ao invés de 18 pelo atual formato. Hoje, a Série C conta com 20 times, divididos em dois grupos com 10 participantes regionalizados.
Os quatro melhores de cada chave se classificam para o quadrangular final, disputando mais seis partidas até a definição dos quatro clubes que sobem para a segunda divisão, enquanto que os dois piores de cada grupo da fase inicial são rebaixados à Série D.
Participantes da Série C de 2022:
- ABC-RN
- Altos-PI
- Aparecidense-GO
- Atlético Cearense-CE
- Botafogo-PB
- Botafogo-SP
- Brasil de Pelotas-RS
- Campinense-PB
- Confiança-SE
- Ferroviário-CE
- Figueirense-SC
- Floresta-CE
- Manaus-AM
- Mirassol-SP
- Paysandu-PA
- Remo-PA
- São José-RS
- Vitória-BA
- Volta Redonda-RJ
- Ypiranga-RS