Velho conhecido

Saiba quem é Turco Mohamed, novo treinador do Atlético Mineiro

Turco Mohamed, treinador de 51 anos, comandou a equipe mexicana no jogo histórico de 2013

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 12/01/2022 às 13:41 | Atualizado em 13/01/2022 às 11:13
Notícia
X

Após as negativas de Jorge Jesus e Carvalhal, o Galo, segundo o ge, acertou a contratação do argentino naturalizado mexicano Antonio Mohamed, conhecido como "El Turco", que comandou o Monterrey, do México, entre 2019 e 2020 em seu último trabalho.

Atlético Mineiro está próximo de contratar treinador do Tijuana em 2013, afirma jornalista

Renato Augusto e Willian voltam ao Corinthians após afastamento no clube

Ele chega, a princípio, por um ano, ficando no clube mineiro até dezembro deste ano, 2022 e trará um comissão técnica considerada enxuta, com apenas mais três profissionais.

Embora muitos possam não ter ouvido falar dele ou não se lembrem, Antonio é um velho conhecido do Atlético Mineiro e já protagonizou uma outra decisão continental com um clube brasileiro em 2010.

Internacionalmente é conhecido pelo sucesso no México, mas também se fez notar na Espanha pela sua forma de vestir e vitória sobre o Atlético de Madrid.

Confronto histórico contra o Atlético na Libertadores 2013

Sim, "El Turco" era o treinador do Tijuana na histórica partida das quartas-de-final da Libertadores de 2013, quando o Galo conseguiu a classificação sobre os mexicanos após Victor defender uma cobrança de pênalti aos 48 do Segundo Tempo, o que marcaria o dia 30 de maio como "Dia de São Victor".

Mais tarde, o Atlético se sagraria campeão da competição pela primeira e, até aqui, única vez.

Sucesso no México e promessa a filho falecido

Além do Tijuana, por onde foi campeão em 2012, Antonio Mohamed também acumula passagens vitoriosas no futebol mexicano por América e Monterrey. Pela equipe amarela, foi campeão do em 2014, mas foi o terceiro título do campeonato mexicano que mais emocionou o treinador.

Em 2019, ele assinou com o Monterrey, time do coração do seu filho, falecido num acidente de carro em 2006, durante visita da família de Mohamed à Alemanha para assistir a Copa do Mundo. Tendo sobrevivido ao acidente, "El Turco" prometeu que conquistaria um título pelos Rayados. 

Ele já havia passado pelo clube em 2015, onde não havia conseguido cumprir o prometido. Com o título de 2019, conquistado nos pênaltis contra o América, o treinador foi aos prantos no banco de reservas.

REPRODUÇÃO
- REPRODUÇÃO

Título sobre o Goiás e quase duelo com o Flamengo no Mundial

Antes de fazer sucesso no México, "El Turco" comandou alguns times argentinos. O primeiro deles, em 2004, foi o modesto Huracán, que eliminou o Sport na Sul-americana 2015 e clube que o revelou como jogador. Mas o sucesso só viria anos depois, em 2010, sobre o comando de uma das camisas mais vitoriosas do futebol sul-americano, a do Independiente.

Comandando o Rei de Copas, Antonio foi campeão da Copa Sul-americana daquele ano, batendo o Goiás de Rafael Moura na grande decisão. Na ocasião, o time brasileiro havia vencido a partida de ida, em Goiânia, por 2 x 0, mas foi derrotado na volta por 3 x 1 e perdeu o título nos pênaltis.

Outro encontro do argentino com um clube brasileiro poderia ter sido no Mundial de Clubes de 2019. Na ocasião, o time mexicano acabou parando no Liverpool, na semifinal. Caso avançasse, enfrentaria o Flamengo na decisão.

Passagem na La Liga marcou por "estilo" e vitória sobre Atlético de Simeone

Em 2018, assinou com o Celta de Vigo, mas comandou o time por apenas 13 rodadas, conquistando apenas três vitórias, sendo uma delas sobre o Atlético de Madrid, treinado pelo também argentino Diego Simeone. Na ocasião, pela 3ª rodada da La Liga 2018/19, acabou vencendo, em casa, por 2 x 0.

Acabou chamando mais atenção pelo seu estilo, que trás ternos bem cortados, sapatos de bico fino, colete e óculos escuros. À época, veículos do mundo todo publicaram matéria exaltando o estilo de "El Turco" e o comparando à chefões da máfia no cinema.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor