Emoção

Conheça a triste tragédia familiar de Turco Mohamed, novo treinador do Atlético Mineiro

Turco Mohamed foi visto aos prantos ao conquistar título mexicano pelo Monterrey em 2019

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 13/01/2022 às 11:19 | Atualizado em 15/02/2022 às 18:44
Notícia
X

Para substituir Cuca, que deixou o clube após ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, o Atlético Mineiro acertou a contratação do técnico argentino naturalizado mexicano Antonio "Turco" Mohamed, de 51 anos.

O treinador coleciona conquistas e momentos importantes no futebol latino-americano.

Exemplo disso são os três títulos mexicanos, título da Copa Sul-americana sobre o Goiás em 2010 e jogo histórico contra o Atlético Mineiro na Libertadores de 2013, quando comandava o Tijuana.

Mas, existe um momento que chamou a atenção e emocionou a todo o mundo do futebol em 2019, quando treinava o Monterrey, do México e foi aos prantos durante a comemoração de um titulo.

A emoção veio, não por tirar o clube de uma fila de 9 anos sem conquistar o Campeonato Mexicano, mas porque a conquista representava o cumprimento de uma promessa ao filho falecido.

Tragédia na Copa do Mundo de 2006 e motivo da promessa

A triste história começa no ano de 2006, na Alemanha.

Ex-jogador profissional, com passagem por Boca Juniors e pela seleção da Argentina com direito à título da Copa América de 1991, Turco Mohamed havia acabado de iniciar sua carreira como treinador pelo Huracán. 

Com o histórico no mundo da bola, não só Turco como também seu filho, Farid, eram apaixonados pelo futebol.

O que motivou o treinador a viajar com a família para acompanhar a Copa do Mundo de 2006, mais precisamente um jogo da Argentina, pelas oitavas-de-final, contra a Alemanha, que terminou com classificação dos europeus nos pênaltis após empate em 1 x 1 no tempo normal e prorrogação.

Infelizmente, após a saída do jogo e já se dirigindo ao aeroporto de Frankfurt para voltar pra casa, o motor home da família foi atingido por um outro veículo.

O acidente deixou o treinador com ferimentos graves, a ponto de quase ter que amputar uma de suas pernas e acabou vitimando Farid, com apenas 9 anos de idade na época.

ACERVO PESSOAL
Turco Mohamed e seu filho, Farid, durante a Copa do Mundo de 2006 - ACERVO PESSOAL

Antes das passagens pelo futebol mexicano como treinador, Mohamed também havia passado pelo país como jogador, atuando no país de 1993 até 2002.

Vivendo com o pai no México, Farid se apaixonou pelo Monterrey, clube que Turco Mohamed jogou de 1998 a 2000.

No entanto, nunca teve a oportunidade de ver o time campeão do principal torneio do país, o Campeonato Mexicano, o que motivou Turco a prometer ao filho, já como treinador, que faria do time campeão da competição.

A promessa se tornou mais importante ainda após o falecimento do filho. Apenas 2019, quando Farid completaria 20 anos, o treinador conseguiu cumprir sua promessa.

O Monterrey venceu o Apertura após bater o América, nos pênaltis, em pleno Estádio Azteca, palco de duas finais de Copa do Mundo.

Na comemoração, Turco Mohamed não aguentou a emoção e foi às lágrimas, finalmente realizando o desejo do filho.

Atlético Mineiro

O treinador ainda não foi anunciado oficialmente pelo Galo, mas informações do ge dão conta de que o contrato será assinado nos próximos dias e que estabelecerá um vínculo de uma temporada entre treinador e clube.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor