Conheça a triste tragédia familiar de Turco Mohamed, novo treinador do Atlético Mineiro
Turco Mohamed foi visto aos prantos ao conquistar título mexicano pelo Monterrey em 2019
Para substituir Cuca, que deixou o clube após ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, o Atlético Mineiro acertou a contratação do técnico argentino naturalizado mexicano Antonio "Turco" Mohamed, de 51 anos.
O treinador coleciona conquistas e momentos importantes no futebol latino-americano.
Exemplo disso são os três títulos mexicanos, título da Copa Sul-americana sobre o Goiás em 2010 e jogo histórico contra o Atlético Mineiro na Libertadores de 2013, quando comandava o Tijuana.
Mas, existe um momento que chamou a atenção e emocionou a todo o mundo do futebol em 2019, quando treinava o Monterrey, do México e foi aos prantos durante a comemoração de um titulo.
A emoção veio, não por tirar o clube de uma fila de 9 anos sem conquistar o Campeonato Mexicano, mas porque a conquista representava o cumprimento de uma promessa ao filho falecido.
Tragédia na Copa do Mundo de 2006 e motivo da promessa
A triste história começa no ano de 2006, na Alemanha.
Ex-jogador profissional, com passagem por Boca Juniors e pela seleção da Argentina com direito à título da Copa América de 1991, Turco Mohamed havia acabado de iniciar sua carreira como treinador pelo Huracán.
Com o histórico no mundo da bola, não só Turco como também seu filho, Farid, eram apaixonados pelo futebol.
O que motivou o treinador a viajar com a família para acompanhar a Copa do Mundo de 2006, mais precisamente um jogo da Argentina, pelas oitavas-de-final, contra a Alemanha, que terminou com classificação dos europeus nos pênaltis após empate em 1 x 1 no tempo normal e prorrogação.
Infelizmente, após a saída do jogo e já se dirigindo ao aeroporto de Frankfurt para voltar pra casa, o motor home da família foi atingido por um outro veículo.
O acidente deixou o treinador com ferimentos graves, a ponto de quase ter que amputar uma de suas pernas e acabou vitimando Farid, com apenas 9 anos de idade na época.
Antes das passagens pelo futebol mexicano como treinador, Mohamed também havia passado pelo país como jogador, atuando no país de 1993 até 2002.
Vivendo com o pai no México, Farid se apaixonou pelo Monterrey, clube que Turco Mohamed jogou de 1998 a 2000.
No entanto, nunca teve a oportunidade de ver o time campeão do principal torneio do país, o Campeonato Mexicano, o que motivou Turco a prometer ao filho, já como treinador, que faria do time campeão da competição.
A promessa se tornou mais importante ainda após o falecimento do filho. Apenas 2019, quando Farid completaria 20 anos, o treinador conseguiu cumprir sua promessa.
O Monterrey venceu o Apertura após bater o América, nos pênaltis, em pleno Estádio Azteca, palco de duas finais de Copa do Mundo.
Na comemoração, Turco Mohamed não aguentou a emoção e foi às lágrimas, finalmente realizando o desejo do filho.
Atlético Mineiro
O treinador ainda não foi anunciado oficialmente pelo Galo, mas informações do ge dão conta de que o contrato será assinado nos próximos dias e que estabelecerá um vínculo de uma temporada entre treinador e clube.