Sorteio da Copa do Mundo: veja quando é, horário e onde assistir ao vivo
Sorteio define como ficarão os grupos na Copa do Mundo de 2022
O sorteio da Copa do Mundo 2022 será realizado em cerimônia realizada em Doha, capital do Catar, já nesta semana. Na última terça-feira (22), a Fifa divulgou o formato do sorteio, com mudanças que aumentam as chances de "grupos da morte".
Quando vai ser o sorteio da Copa do Mundo?
A cerimônia de sorteio para o Mundial do Catar está previsto para acontecer na próxima sexta-feira, dia 1º de abril. O evento está marcado para as 13h, no horário de Brasília.
Qual canal vai passar o sorteio da Copa do Mundo?
O sorteio da Copa do Mundo terá transmissão ao vivo no canal da CBF no Youtube e no SporTV, na TV fechada.
Quando começa a Copa do Mundo?
O jogo de abertura está previsto para acontecer no dia 21 de novembro e com a final marcada para o dia 18 de dezembro
Seleções classificadas
Ásia
Qatar (País-sede)
Irã
Coreia do Sul
Japão
Arábia Saudita
África
Senegal
Gana
Marrocos
Tunísia
Camarões
América Central/Norte
Canadá
EUA
México
América do Sul
Brasil
Argentina
Equador
Uruguai
Europa
Sérvia
Espanha
Suíça
França
Bélgica
Dinamarca
Holanda
Croácia
Inglaterra
Alemanha
Portugal
Polônia
Vencedor de Ucrânia/Escócia x País de Gales
Repescagem
R1 -Emirados Árabes x Australia
R2 - Peru x Vencedor de R1
R3 - Costa Rica x Nova Zelândia
Mudança no sorteio para a Copa
Devido aos problemas gerados pela pandemia de covid-19, somado com a guerra entre Rússia e Ucrânia, esta será a primeira vez que o sorteio será realizado sem todas as 32 seleções classificadas.
Serão 29 países já confirmados e três a serem decididas na repescagem nos dias 13 e 14 de junho. Desses três, uma sairá da Europa, da chave envolvendo Ucrânia, Escócia, País de Gales e Áustria.
As outras duas sairão dos confrontos entre: uma seleção da Oceania e uma da América do Norte/Central e; entre uma da Ásia e outra da América do Sul.
Todas essas três seleções - que serão as últimas a se classificar - irão para o Pote 4, onde figuram as piores colocadas do Ranking da Fifa, que serve como critério para definição dos potes.
Como funciona o sorteio?
A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.
A formação dos grupos se dá através de quatro potes, Pote 1, Pote 2, Pote 3 e Pote 4, formado com base no Ranking da Fifa, cada um contando com oito seleções. Os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.
No Pote 1 estarão presentes as chamadas cabeças-de-chave, seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.
Compõem o Pote 1 o Catar, país-sede, que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em segundo lugar, o Brasil já está garantido neste pote.
Os potes 2, 3 e 4 seguem a mesma lógica sequencial do ranking, com as duas equipes da Repescagem Intercontinental e agora, uma da Europa, figurando no Pote 4.
Bloqueios para a formação dos grupos
Existem bloqueios que restringem a formação de certos grupos na Copa do Mundo. Confira:
Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.
Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo (há exceções): A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.
Uma das exceções fica por conta das seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, mas com o limite de apenas duas por grupo.
Essa configuração implica em seis grupos com duas seleções europeias, um grupo com apenas uma e um oitavo grupo sem europeus.
A outra exceção é o caso da Austrália, que apesar de ser da Oceania está vinculada à AFC (Confederação Asiática de Futebol) e representa, institucionalmente, o continente asiático, quebrando o bloqueio.
Dessa forma, a Austrália pode cair no mesmo grupo de um representante da Oceania.