Copa do Mundo

Sorteio da Copa do Mundo: veja quando é, horário e onde assistir ao vivo

Sorteio define como ficarão os grupos na Copa do Mundo de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 29/03/2022 às 11:29 | Atualizado em 30/03/2022 às 13:31
X

O sorteio da Copa do Mundo 2022 será realizado em cerimônia realizada em Doha, capital do Catar, já nesta semana. Na última terça-feira (22), a Fifa divulgou o formato do sorteio, com mudanças que aumentam as chances de "grupos da morte".

Quando vai ser o sorteio da Copa do Mundo?

A cerimônia de sorteio para o Mundial do Catar está previsto para acontecer na próxima sexta-feira, dia 1º de abril. O evento está marcado para as 13h, no horário de Brasília.

Qual canal vai passar o sorteio da Copa do Mundo?

O sorteio da Copa do Mundo terá transmissão ao vivo no canal da CBF no Youtube e no SporTV, na TV fechada.

Quando começa a Copa do Mundo?

O jogo de abertura está previsto para acontecer no dia 21 de novembro e com a final marcada para o dia 18 de dezembro

Seleções classificadas

Ásia

Qatar (País-sede)

Irã

Coreia do Sul 

Japão

Arábia Saudita

África

Senegal

Gana

Marrocos

Tunísia

Camarões

América Central/Norte

Canadá

EUA

México

América do Sul

Brasil

Argentina

Equador

Uruguai

Europa

Sérvia

Espanha

Suíça

França

Bélgica

Dinamarca

Holanda

Croácia

Inglaterra

Alemanha

Portugal

Polônia

Vencedor de Ucrânia/Escócia x País de Gales

Repescagem

R1 -Emirados Árabes x Australia

R2 - Peru x Vencedor de R1

R3 - Costa Rica x Nova Zelândia

Mudança no sorteio para a Copa

Devido aos problemas gerados pela pandemia de covid-19, somado com a guerra entre Rússia e Ucrânia, esta será a primeira vez que o sorteio será realizado sem todas as 32 seleções classificadas.

Serão 29 países já confirmados e três a serem decididas na repescagem nos dias 13 e 14 de junho. Desses três, uma sairá da Europa, da chave envolvendo UcrâniaEscóciaPaís de GalesÁustria.

As outras duas sairão dos confrontos entre: uma seleção da Oceania e uma da América do Norte/Central e; entre uma da Ásia e outra da América do Sul.

Todas essas três seleções - que serão as últimas a se classificar - irão para o Pote 4, onde figuram as piores colocadas do Ranking da Fifa, que serve como critério para definição dos potes.

Como funciona o sorteio?

A Copa do Mundo de 2022 será a última a contar com 32 seleções. Com essa configuração, os países são divididos em oito grupos de quatro times cada, onde apenas dois avançarão às oitavas-de-final.

A formação dos grupos se dá através de quatro potesPote 1Pote 2Pote 3Pote 4, formado com base no Ranking da Fifa, cada um contando com oito seleções. Os grupos serão formados por uma seleção de cada pote.

No Pote 1 estarão presentes as chamadas cabeças-de-chave, seleções que ocupam o espaço 1 de cada grupo.

Compõem o Pote 1 o Catar, país-sede, que automaticamente figurará no Grupo A e fará o jogo de abertura, e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que conseguirem a classificação. Em segundo lugar, o Brasil já está garantido neste pote.

Os potes 23seguem a mesma lógica sequencial do ranking, com as duas equipes da Repescagem Intercontinental e agora, uma da Europa, figurando no Pote 4.

Bloqueios para a formação dos grupos

Existem bloqueios que restringem a formação de certos grupos na Copa do Mundo. Confira:

Não são permitidas seleções do mesmo pote em um mesmo grupo: Uma seleção presente no Pote 1 não poderá enfrentar outra do Pote 1 e, obrigatoriamente, ela enfrentará uma seleção do Pote 2, uma do Pote 3 e outra do Pote 4.

Não são permitidas seleções do mesmo continente em um mesmo grupo (há exceções): A fim de evitar "enfraquecer" um continente e também repetir os confrontos das Eliminatórias, a Fifa proíbe que duas seleções do mesmo continente componham um mesmo grupo.

Uma das exceções fica por conta das seleções europeias. Com 13 seleções classificadas, o velho continente é o único que permite que suas seleções se enfrentem na fase de grupos, mas com o limite de apenas duas por grupo.

Essa configuração implica em seis grupos com duas seleções europeiasum grupo com apenas uma e um oitavo grupo sem europeus.

A outra exceção é o caso da Austrália, que apesar de ser da Oceania está vinculada à AFC (Confederação Asiática de Futebol) e representa, institucionalmente, o continente asiático, quebrando o bloqueio.

Dessa forma, a Austrália pode cair no mesmo grupo de um representante da Oceania.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor