Sorteio da Copa: Seleção Brasileira pode enfrentar Lewandowski além de Alemanha ou Holanda; confira
Sorteio acontece nesta sexta-feira (1), às 13h, horário de Brasília
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2022 acontece nesta sexta-feira, 1 de abril, às 13h, horário de Brasília em cerimônia realizada pela Fifa em Doha, no Catar, país-sede desta edição de mundial.
Número 1 do Ranking da Fifa, o Brasil será cabeça-de-chave no sorteio e estará presente no Pote 1, que conta com o Catar, por ser país-sede, e as 7 melhores seleções ranqueadas.
Em tese, estar no Pote 1 aumenta as chances de pegar um grupo mais acessível, uma vez que seleções do mesmo pote não se enfrentam e, portanto, as melhores seleções estariam foram do caminho da Seleção Brasileira.
Holanda e Alemanha no grupo do Brasil
Mas, na prática, não é bem isso o que acontece. Holanda e Alemanha, respectivamente 9ª e 10ª colocadas no ranking, figurarão no Pote 2, que ainda conta com Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai e Croácia.
- SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Quando será? Qual horário? Como funciona o evento que definirá o grupo da Seleção Brasileira no Catar; confira
- SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Onde assistir ao vivo e o horário da definição do grupo da Seleção Brasileira no Catar
- SORTEIO DA COPA DO MUNDO: Veja os Potes do sorteio dos grupos e descubra se a Seleção Brasileira pode cair no grupo da morte
Como seleções de um mesmo continente, com exceção da Europa, não podem se enfrentar na fase de grupos, o Brasil não poderá enfrentar o Uruguai na primeira fase da competição, o que aumenta a chance de Alemanha ou Holanda caírem.
A chance de uma das europeias cair no grupo da Seleção é, portanto, de duas em sete, ou, traduzindo para porcentagem, 28,57%
Lewandowski no grupo da Seleção
E não para por aí. Além de Holanda ou Alemanha, a Polônia pode cair no grupo do Brasil.
Embora seja uma seleção que não venha tendo grandes desempenhos nas últimas grandes competições que disputou, caindo na fase de grupos na Copa 2018 e na Euro 2020, os poloneses chamam atenção por contar com Robert Lewandowski, artilheiro do Bayern de Munique e atual melhor do mundo pela Fifa.
A chance da Polônia, que figura no Pote 3 do sorteio é de uma em oito ou 12,5%. Sem seleções sul-americanas, o Brasil pode enfrentar qualquer uma das seleções presentes neste pote.
São elas, além da Polônia: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Coreia do Sul, Marrocos e Tunísia.
Portanto, há uma chance real de um grupo realmente forte com Brasil, Alemanha/Holanda, Polônia e outra seleção do Pote 4, que tem Canadá, Arábia Saudita, Gana, Camarões e classificados da repescagem como possibilidades. O Equador também está no pote, mas não pode enfrentar o Brasil.