Fórmula 1

FÓRMULA 1: Alonso na Red Bull? Bicampeão aceitaria ser segundo piloto de Verstappen em 2023; entenda

Piloto espanhol de 40 anos ficará sem contrato no fim desta temporada

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 25/05/2022 às 10:53 | Atualizado em 25/05/2022 às 11:04
Notícia
X

A temporada 2022 nem chegou à sua metade, mas as especulações para 2023 já começam a circula o padoque da Fórmula 1.

E, aparentemente, uma grande e impactante mudança pode e colocar o bicampeão Fernando Alonso, atualmente na Alpine, como companheiro de equipe de Max Verstappen na Red Bull para a próxima temporada.

Em entrevista à Sky Sports, o bicampeão mundial, que tem seu contrato encerrado ao fim deste ano, indicou, ao ser perguntado, que aceitaria ser "segundo piloto" em uma equipe de ponta para manter vivo o sonho de ser tricampeão mundial em 2023.

"Acho que, no final das contas, não há muitos pilotos número um ou dois em nenhuma equipe agora e as equipes precisam que os dois pilotos trabalhem juntos e melhorem o carro. Vamos analisar quais as possibilidades nos próximos anos", respondeu o espanhol de 40 anos.

Companheiro de Verstappen?

As contas não são difíceis de fazer para perceber que a Red Bull é, em se tratando de equipe de ponta, a favorita para ser o novo destino de Alonso. Além da equipe comandada por Christian Horner, apenas FerrariMercedes ocupam tal status na atual Fórmula 1.

E nenhuma delas demonstra possibilidades de mudança em sua dupla de pilotos num curto período de tempo. A Ferrari acabou de renovar contrato com Carlos Sainz até o fim da temporada 2024 e certamente fará de tudo para manter Charles Leclerc, que briga pelo título mundial, como piloto por muitos anos.

A Mercedes, por sua vez, acabou de promover o jovem George Russell como piloto e ainda tem mais um ano de contrato com o heptacampeão Lewis Hamilton, que por mais insatisfeito que tenha começado a temporada, não é do tipo que abandonaria a equipe que tanto ama com um ano de contrato a cumprir.

Sendo assim, e ressaltando que se trata apenas do recorte entre "equipes de ponta" resta a Red Bull como destino mais provável de Alonso. 

Sergio Pérez vem em uma evolução constante, mas seu contrato se encerra no fim deste ano e o mexicano pode deixar a equipe e buscar um protagonismo em uma equipe de meio de grid e que corra por fora na briga pelo título.

Motivos para a Red Bull querer Alonso

Trazer Alonso contraria o histórico da Red Bull em apostar nos seus "pilotos da base", mas isto já foi quebrado com o próprio Checo Pérez após frustrações com Pierre Gasly, que vai muito mal em 2022 pela AlphaTauri, e Alexander Albon, agora na Williams.

Esses fatos somado à inexperiência e riscos de promover Yuki Tsunoda, também na AlphaTauri, à equipe principal, podem fazer a Red Bull preferir um piloto experiente ao lado de Verstappen e, contando com a produção de um motor próprio e novo regulamento, a presença de um bicampeão como Alonso seria ainda mais valiosa.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor