Fórmula 1

FÓRMULA 1: Hamilton pode ser punido por "passar a mão" em carro da Red Bull; entenda

Heptacampeão teria descumprido as regras após o GP da Espanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 25/05/2022 às 9:59
Notícia
X

Fórmula 1 é cheia de regras e peculiaridades não só para o que acontece dentro da pista, mas também fora dela, sobretudo no padoque. São detalhes e convenções que permeiam a relação entre pilotos e equipes e que, por vezes, podem gerar polêmicas e discussões.

A mais nova é em relação a uma possível punição a ser aplicada sobre o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, por, supostamente, ter encostado na asa traseira do RB18 de Sergio Pérez, companheiro de Max Verstappen na Red Bull, após o GP da Espanha, no último domingo (22).

Tal toque violaria o regulamento da Fórmula 1, uma vez que não é permitido que pilotos e membros de outras equipes toquem qualquer carro que se encontre em regime de "parque fechado" (que impede alterações no veículo), o que pode durar até duas horas após a corrida.

Segundo o jornal holandês De Telegraaf, a Red Bull teria acionado à Fia para que a mesma analise o caso. Em 2021, após o GP de São Paulo, Verstappen foi punido em 50 mil euros (R$ 260 mil) por ter encostado na asa traseira da Mercedes de Hamilton, vencedor daquela corrida.

Resposta da Mercedes

Por meio de nota enviada ao site Grand Prix, a Mercedes se pronunciou negando qualquer violação das regras por parte de Hamilton, que retornava do exame antidoping quando passava pelo padoque.

"Lewis retornou ao paddock após seu exame antidoping e não tocou em nenhum carro”, afirmou um representante da equipe alemã.

Próxima corrida será em Mônaco

O próximo GP da temporada será em Mônaco, já neste fim de semana, entre sexta-feira (27) e domingo (28). Após as melhorias, a Mercedes andou em um ritmo muito próximo de Red BullFerrari e chegará forte para a disputa com Lewis HamiltonGeorge Russell.

As atenções se voltarão, com mais ênfase, para o Treino de Classificação no sábado (25), uma vez que há pouquíssimas zonas de ultrapassagem nas pistas de Monte Carlo e a posição de largada tem impacto direto no resultado da corrida.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor