Tênis

QUEM É BIA HADDAD? ELA É PARENTE DE FERNANDO HADDAD? Conheça a estrela brasileira do tênis

Atualmente Bia Haddad é um dos maiores nomes do tênis brasileiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 14/02/2023 às 14:24 | Atualizado em 14/02/2023 às 14:54
X

A tenista Beatriz Haddad Maia, a Bia Haddad vive realmente um grande momento no tênis mundial. Aos 26 anos, tenista explodiu na temporada 2022 e tenta em 2023 se consolidar como uma das maiores da elite do esporte. 

Vice-campeã do WTA de Toronto no ano passado, Bia Haddad ocupado hoje a 12ª posição e alcançou o segundo melhor ranking da história do Brasil entre homens e mulheres, atrás apenas de Guga, líder em 2000/01. Bia ainda pode subir de posições a depender do seu desempenho na temporada. 

Bia Haddad já havia superado Maria Esther Bueno, quando atingiu o 28ª lugar. Ela começou o ano de 2022 na posição 82 do ranking mundial. 

A trajetória vitoriosa de alto nível começou quando ela ganhou dois torneios WTA 250 - em Nottingham e Birmingham, ambos disputados na grama. Apesar do sucesso em 2022, Bia Haddad não começou a carreira no tênis no ano passado.

A brasileira começou a se destacar no juvenil, tendo ocupado a 15ª posição no ranking mundial. A tenista também foi duas vezes vice-campeã de duplas em Roland Garros, além de semifinalista de Wimbledon.

Além disso, Bia Haddad teve destaque nas duplas, tendo já conquistado quatro torneios como profissional: Bogotá em 2015 e 2017, e Sydney e Nottingham em 2022.

Em 2022, a brasileira emplacou uma série de 12 vitórias seguidas na grama, incluindo triunfos sobre Petra Kvitova, bicampeã de Wimbledon; Simona Halep, ex-número um do mundo e Maria Sakkari, que era número cinco do mundo na época.

A sequência é a melhor desde Serena Williams, considerada o maior nome do tênis feminino. Na campanha de Toronto, ela ainda bateu a atual número um do mundo, Iga Swiatek.

BIA HADDAD É PARENTE DE FERNANDO HADDAD?

Torneio de Wimbledon trouxe essa curiosidade sobre Bia Haddad, estando inclusive entre as perguntas feitas na internet. 

Apesar do sobrenome e de ser natural de São Paulo, ela não é da família do político, advogado, professor e atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

QUEM É BIA HADDAD?

A canhota Bia Haddad começou a jogar tênis aos 5 anos. A primeira vez no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA) foi em 7 de maio de 2012 (aos 16 anos), atingindo a 598ª posição. 

Em 23 de abril de 2012 (aos 15 anos) chegou à 15ª posição no circuito juvenil (até 18 anos) da Federação Internacional de Tênis (ITF). Em 2022, conseguiu um recorde histórico.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor