Luciano Juba fará seu último jogo com a camisa do Sport na próxima sexta-feira (25), quando o Leão enfrenta o Ituano, na Ilha do Retiro, pela Série B.
Acertado com o Bahia, o atacante de 23 anos foi responsável por nada menos que 20 gols e 18 assistências nesta temporada.
Com um efetividade tão alta, a dúvida que fica é: quem vai substituir Luciano Juba? Apesar da saída do prata da casa rubro-negro para Salvador não ser novidade, a diretoria do Sport não contratou nenhum jogador para a posição em aberto nesta janela de transferências.
Com isso, o técnico Enderson Moreira será obrigado a fazer improvisações ou mudar o esquema tático do Sport. Confira abaixo as possíveis opções que a torcida do Leão pode esperar para as próximas rodadas.
MANUTENÇÃO DO 4-3-3:
- Roberto Rosales de lateral-esquerdo
- Felipinho de ponta-esquerda
- Possível escalação: Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Roberto Rosales; Ronaldo Henrique, Fabinho e Jorginho; Felipinho, Facundo Labandeira e Vagner Love
Desde a chegada de Enderson Moreira, o Sport vem atuando no sistema 4-3-3, na qual Luciano Juba era ponta-esquerda. Antes da suspensão do lateral Igor Cariús pelo STJD, o curso natural seria avançar Felipinho para o ataque, mas o camisa 6 assumiu a titularidade na sua posição de origem e não tem um reserva imediato. Caso mantenha o esquema de três atacantes, o treinador do Leão será obrigado a improvisar o recém-chegado venezuelano Roberto Rosales, que é lateral-direito, no lado oposto.
MUDANÇA PARA O 4-4-2:
- Felipinho de lateral-esquerdo
- Jorginho e Alan Ruiz no meio
- Facundo Labandeira e Vagner Love no ataque
- Possível escalação: Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo Henrique, Fabinho, Jorginho e Alan Ruiz; Facundo Labandeira e Vagner Love
Outra possibilidade de escalação para o Sport com a saída de Luciano Juba seria uma mudança de esquema para 4-4-2, na qual Jorginho e Alan Ruiz atuariam juntos no meio de campo, com o argentino tendo mais liberdade para cair pelo lado esquerdo.
Com isso, Felipinho seria mantido como lateral e o ataque passaria a ter apenas mais dois homens. Vagner Love como homem de referência e Facundo Labandeira ou Edinho sendo responsáveis por buscar o jogo fora da grande área.