A seleção brasileira encara hoje a Venezuela em jogo que pode ser decisivo para as pretensões de classificação para as Olimpíadas de Paris, neste ano. Se perder, o Brasil está fora dos Jogos Olímpicos, em um vexame considerado histórico para a seleção pentacampeã mundial e atual bicampeã olímpica. As eliminações, contudo, não são raras, tendo já ocorrido em três oportunidades.
O Brasil ficou de fora dos Jogos de 1980, em Moscou, em 1992, em Barcelona, e em 2004, em Atenas. A última, por sinal, foi considerada a mais traumática já que a seleção era considerada histórica com nomes como Kaká, Robinho, Elano, Nilmar, Maicon e Diego. Todos nomes que foram supercampeões em suas carreiras.
Brasil falhou com time dos sonhos
Para se ter ideia, com exceção de Diego, todos esses nomes jogaram ao menos uma Copa do Mundo. Kaká foi melhor do mundo em 2007. Ou seja, o Brasil perdeu uma grande chance de ver uma seleção de ouro brilhar.
O desfecho dessa tragédia foi um pouco parecido com o desse ano. O Brasil começou perdendo o primeiro jogo - na época para a Argentina -, e chegou pressionado para as duas rodadas restantes.
O time até venceu o Chile na segunda rodada e tinha boas chances na terceira partida, precisando apenas do empate contra o Paraguai. Mas a seleção brasileira perdeu e foi eliminada. Classificaram Paraguai e Argentina, que por coincidência estão na chave final do Brasil neste ano também.
O que o Brasil precisa fazer para se classificar para as Olimpíadas de 2024?
Em 2024, o time que conta com Endrick e John Kennedy já perdeu para o Paraguai. Ainda encara Venezuela e Argentina, precisando vencer os dois jogos para se classificar. Contudo, é possível que haja a classificação com uma vitória e um empate, mas essa combinação é mais arriscada.