Atual bicampeão, tendo conquistado o Ouro em 2016, de maneira inédita, e em 2020, nos Jogos do Rio e de Tóquio, o Brasil vive um drama no Pré-Olímpico 2024 após perder na 1ª rodada do Quadrangular Final para o Paraguai e corre sérios riscos de sequer disputar as Olimpíadas de Paris 2024, que acontecerão entre julho e agosto na capital francesa.
E a ausência da Seleção Brasileira pode se confirmar já nesta quinta-feira (8), caso perca para a Venezuela, em partida que será disputada às 20h, horário de Brasília, em Caracas.
No 4° lugar, o Brasil permaneceria com nenhum ponto somado e veria os venezuelanos chegarem aos 4 pontos, mesma pontuação que será atingida por Paraguai ou Argentina, atualmente com 3 pontos e 1 ponto cada, independentemente do resultado do confronto entre as duas seleções, também nesta quinta, às 17h.
Caso a eliminação se concretize, esta será a primeira vez em 20 anos que o Brasil não disputará os Jogos Olímpicos no Futebol.
Geração de Robinho, Diego e Elano ficou fora dos Jogos de Atenas em 2004
A última vez que o Brasil não conseguiu se classificar para as Olimpíadas, no futebol, foi em 2004, na edição realizada em Atenas, na Grécia, berço da competição.
Naquela ocasião, a equipe comandada por Ricardo Gomes, chegou à terceira rodada do Pré-Olímpico precisando apenas de um empate contra o Paraguai, mas acabou derrotada pelo placar de 1 x 0, com marcado por De Vaca, zagueiro que hoje, aos 41 anos, atua pela Banfield, da Argentina.
Aquela equipe contava com vários nomes que se tornariam conhecidos do grande público, como Robinho, Diego e Elano, trio que foi campeão brasileiro com o Santos em 2002 e novamente mais tarde naquele mesmo ano, além do goleiro Gomes, do zagueiro Edu Dracena e do atacante Nilmar.
Aquele time ainda seria reforçado, caso conseguisse a classificação, por nomes como Kaká, Adriano e Júlio Baptista, que não foram liberados por seus clubes para a disputa do Pré-Olímpico.
Ficha de Brasil 0 x 1 Paraguai, jogo que eliminou o Brasil em 2004
Escalações:
- Brasil: Gomes; Elano, Alex, Edu Dracena e Wendell; Paulo Almeida (Dagoberto), Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Diego (Nilmar); Robinho e Marcel (Adailton) - Ricardo Gomes
- Paraguai: Diego Barreto; Martínez (Villalba), José De Vaca, Julio Manzur e Felipe Giménez; Edgar Barreto (Irala), Díaz, Diego Figueredo e Aureliano Torres; Pablo Giménez (Alvarenga) e Bareiro - Carlos Jara Saguier
Ficha:
- Data: 25/01/2004 (domingo)
- Local: Estádio Sausalito, em Viña del Mar
- Árbitro: Gustavo Mendéz (URU)
- Cartões amarelos: Diego, Adailton, Elano (Brasil); Diego Figueredo, Felipe Giménez (Paraguai)
- Cartão vermelho: Edu Dracena (Brasil)
- Gols: De Vaca, aos 32min, do primeiro tempo
*Fonte: Uol Esportes
Classificação do Pré-Olímpico 2024
Critérios de desempate do Pré-Olímpico
Caso duas, ou mais, seleções terminem empatadas em pontos, os critérios de desempate são os seguintes:
- Confronto direto no Quadrangular
- Saldo de gols no total dos jogos do Quadrangular
- Mais gols marcados na Quandragular
Transmissão ao vivo de Venezuela x Brasil
A partida terá transmissão ao vivo Sportv, na tv fechada, e do serviço de streaming Globoplay.
Links para assistir o jogo online
- Globoplay (clique aqui para assistir online)
O Globoplay disponibiliza o sinal da Globo, na tv aberta, de forma gratuita, mas os canais fechados, em conjunto com filmes e séries, custa 54,90 por mês ou 12x de R$ 44,90 (R$538,80) no plano anual.
Ficha do jogo
- Partida: Venezuela x Brasil - 2ª rodada Quadrangular Final do Pré-Olímpico 2024
- Horário: 20h, horário de Brasília
- Local: Estádio Brígido Iriarte
- Onde assistir ao vivo: Sportv e Globoplay