Apesar de oficialmente o Santa Cruz não estar na Série D do Campeonato Brasileiro, a torcida coral segue com a esperança de que o time vai poder disputar a competição nacional neste ano. Além de torcerem para que Retrô ou Petrolina abram mão da vaga, os tricolores olham para outras brechas. Uma delas empolgou a torcida nesta quinta-feira (8) e envolve a Federação Mineira de Futebol.
Isso porque três clubes desistiram da Série D: Villa Nova, Democrata-GV e Pouso Alegre. Segundo a Rádio Itatiaia, o trio abriu mão das vagas e já informou à Federação Mineira de Futebol.
Santa Cruz pode herdar vagas dos mineiros?
Bastou isso para a torcida do Santa Cruz alimentar a chance de entrar na Série D. Contudo, isso não é possível. Não nos moldes atuais da Série D. Isso porque as vagas pertencem ao Estado em questão. No caso, as vagas seguem para os times mineiros. Cabe a Federação Mineira encontrar representantes para tal.
Assim, o Santa Cruz não tem direito a essas vagas. A não ser que a CBF mude o regulamento e permita tal transferência entre os Estados.
Em entrevista ao NE45, o presidente da FPF-PE, Evandro Carvalho, reforçou isso.
Como o Santa Cruz pode herdar vaga na Série D?
Retrô e Petrolina serão os representantes de Pernambuco em 2024. Assim, o Santa Cruz só consegue uma vaga na Quarta Divisão se uma dessas equipes desistirem. Até agora tanto Retrô como Petrolina confirmaram presença.
Lembrando que oficialmente o Tricolor não tem direito a essa vaga porque não obteve a classificação via Campeonato Pernambucano. O time está sem calendário a partir do fim do Campeonato Pernambucano.