Na 2ª colocação do Quadrangular Final do Pré-Olímpico com 3 pontos, o Brasil decidirá a vaga na Olimpíadas de Paris na última rodada, contra a Argentina, 3ª colocada com 2 pontos, em partida marcada para o próximo domingo (11), com horário ainda a ser definido pela Conmebol.
-
Brasil precisa vencer Argentina para ir para Olimpíadas? Veja chances da seleção brasileira -
Qual foi a última vez que o Brasil não disputou as Olímpiadas no futebol? Relembre fracasso da geração que tinha Diego, Robinho e Elano -
Brasil já ficou fora das Olimpíadas com time dos sonhos e melhor do mundo; Relembre tragédia de 2003
Brasil depende apenas de si para se classificar para Paris, mas pode ver vaga ser decidida através de SORTEIO
Com uma vitória, o Brasil estará classificado para Paris independentemente do resultado do outro jogo do quadrangular, entre Paraguai e Venezuela, uma vez que chegaria aos 6 pontos, pontuação que não seria alcançada, simultaneamente, pelos outros dois adversários do grupo.
Em caso de derrota, a Seleção estará fora das Olimpíadas, já que seria ultrapassada pela Argentina, que chegaria aos 5 pontos e ficaria atrás da já atual pontuação do Paraguai, de 4 pontos.
Em caso de empate, o Brasil se classifica em caso de uma combinação que envolva vitória do Paraguai ou empate no outro jogo do grupo.
Caso a Venezuela vença, a confusão estaria armada e as vagas poderiam ser decididas até mesmo por sorteio.
Isso acontece em função de o primeiro critério de desempate do Pré-Olímpico é o confronto direto. Num contexto de vitória venezuelana, Brasil, Paraguai e Venezuela terminariam a competição empatados com 4 pontos cada.
No entanto, o Brasil teria vantagem no confronto direto contra a Venezuela, mas teria desvantagem contra o Paraguai, que por sua vez ficaria atrás dos venezuelanos, anulando o critério do confronto direto.
Uma vez nesse cenário, o segundo critério de desempate seria o saldo de gols.
Atualmente, o Brasil tem 0, enquanto venezuelanos e paraguaios possuem -1 e +1, respectivamente. Caso a vitória da Venezuela seja por um gol de diferença, todos ficariam empatados com 0 de saldo, o que levaria a disputa para terceiro critério de desempate, o gols pró.
Nesse contexto, as chances de classificação brasileira são prejudicadas, uma vez que tem dois gols marcados, contra três dos venezuelanos, que iriam ao menos aos quatro gols em caso de vitória, e quatro do Paraguai.
Uma vez que haja, ainda, empate neste terceiro critério, se classificarão os times com menos cartões vermelhos, em caso de novo empate, os times como menos cartões amarelos e, se depois de tudo, o empate persistir, a classificação será através de sorteio!
Classificação do Pré-Olímpico 2024
Critérios de desempate do Pré-Olímpico
Caso duas, ou mais, seleções terminem empatadas em pontos, os critérios de desempate são os seguintes:
- Confronto direto no Quadrangular
- Saldo de gols no total dos jogos do Quadrangular
- Mais gols marcados na Quandragular
- Menos cartões amarelos
- Menos cartões vermelhos