Santa Cruz

STJD nega pedido do Santa Cruz, que não jogará a Série D 2024

Santa Cruz desejava vaga do Democrata de Sete Lagoas, rebaixado no Campeonato Mineiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 04/04/2024 às 13:47 | Atualizado em 04/04/2024 às 19:24
Notícia
X

Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) realizou, nesta quinta-feira (4), o julgamento do pedido do Santa Cruz para que o mesmo pudesse disputar a Série D do Campeonato Brasileiro 2024, o qual, originalmente, o time pernambucano não conquistou a classificação em campo, através do Pernambucano 2023.

O Presidente do Tribunal, José Perdiz de Jesus, indeferiu o pedido do Santa Cruz, alegando que, uma vez havendo a desistência de um dos times classificados, a vaga segue para o clube seguinte melhor colocado de acordo com a classificação final do torneio em que as vagas estavam em disputa. 

Nesse caso, a referência é ao Democrata de Sete Lagoas, que ficou com a vaga. O time foi rebaixado no Campeonato Mineiro, mas herdou a vaga na Série D após série de desistências dentro do mesmo estado, independente da colocação do time dentro do estadual.

Além disso, o presidente reforçou o fato de que, além das vagas pertencerem à federação, não haveria previsão para que o Ranking da CBF ser critério de classificação para a Série D 2024. Isso considerando o regulamento aprovado pela própria CBF.

O Santa Cruz desejava a vaga do Democrata alegando que o time tinha sido rebaixado no estadual e que, levando em consideração o ranking da CBF, essa vaga iria para ele, já que é o melhor time sem divisão entre os ranqueados.

Acompanhe ao vivo julgamento sobre a participação do Santa Cruz na Série D no STJD

O argumento tricolor também pedia o adiamento da Série D e isso também foi deixado fora de cogitação. A competição começa normalmente no dia 28 de abril.

Apesar da negativa, os corais estudam recurso.

"Cabe recurso sim. A gente vai aguardar a lavratura do acórdão porque houve leitura de parte do acórdão. Então aguardaremos a lavratura do acórdão para, de posse de inteiro teor, possamos reunir o corpo jurídico e o corpo de gestão do Santa Cruz para analise de eventual recurso", disse o vice-presidente jurídico do clube, Marco Benevides.

Times de Pernambuco na Série D

Assim, o Santa Cruz segue sem calendário para 2024. Os representantes de Pernambuco, que obtiveram a vaga através do Estadual de 2023, foram Retrô e Petrolina. As equipes já confirmaram participação na Quarta Divisão. O Santa Cruz só poderá disputar a competição em 2025 já que obteve a classificação no Pernambucano deste ano. 

Tags

Autor