Vettel aposentadoria Fórmula 1

Sebastian Vettel fala primeira fez e revela motivo da aposentadoria da Fórmula 1

O alemão Sebastian Vettel conquistou o mundial de pilotos da Fórmula 1 quatro vezes

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 28/07/2022 às 8:46 | Atualizado em 28/07/2022 às 9:41
Notícia
X

Tetracampeão consecutivo (nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013), Sebastian Vettel anunciou a aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022.

Além dos quatro títulos mundiais, Vettel foi vice-campeão três vezes (2009, 2017 e 2018). Quando a atual temporada da Fórmula 1 acabar, o piloto da Aston Martin encerra a trajetória na categoria. 

"Eu amo esse esporte, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser piloto nunca foi minha única identidade", afirmou. Leia na íntegra, abaixo.

Sebastian Vettel aposentadoria Fórmula 1

Em um vídeo publicado nas redes sociais e no YouTube (veja completo abaixo), o alemão revelou o porquê decidiu dar um ponto final na vitoriosa carreira aos 35 anos. 

"Meus objetivos mudaram de ganhar corridas e campeonatos para ver meus filhos crescerem, passar meus valores e aprender com eles", conta Sebastian Vettel.

Carreira de Vettel na Fórmula 1

Ao todo, são 16 temporadas na Fórmula 1 (contabilizando as corridas que fez no fim de 2007 pela STR, AlphaTauri). Vettel conquistou 53 vitórias, 57 poles positions e 122 pódios.

Leia na íntegra a carta de despedida de Sebastian Vettel da Fórmula 1

"Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu deveria começar com uma longa lista de pessoas a agradecer, mas sinto ser mais importante explicar minhas razões.

Eu amo esse esporte, ele foi o centro d aminha vida desde que eu lembro, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser um piloto nunca foi minha única identidade.

Quem sou eu? Sebastian, pai de três crianças e marido de uma mulher maravilhosa. Sou curioso e facilmente impressionado por pessoas talentosas e apaixonadas. Sou obcecado por perfeição.

Sou tolerante e creio que todos temos o mesmo direito de viver, não importa como nós somos, de onde viemos e quem amamos. Amo estar aí fora na natureza, sou teimoso, impaciente. Posso ser realmente irritante, mas fazer pessoas rirem. Amo chocolate e o cheiro de pão fresquinho.

> Entenda porque o tetracampeão Sebastian Vettel decidiu se aposentar da Fórmula 1

Minha cor favorita é azul. Acredito em mudança e progresso e que cada passo conta. Sou otimista e acredito que as pessoas são boas. Eu formei uma família, e amo estar perto deles. Também desenvolvi outros interesses fora da Fórmula 1.

Minha paixão pela Fórmula 1 vem com muito tempo longe deles, e toma muita energia. O comprometimento com a minha paixão, como eu fiz, embora tenha sido o certo, não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido.

A energia exigida para ser um com um carro e com a equipe, perseguir a perfeição, toma foco e compromisso.

Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem, passar a eles meus valores, esperar que eles se levantem quando caírem, escutá-los quando precisarem de mim, não ter que dizer "tchau" e, o mais importante, ser capaz de aprender com eles e permitir que me inspirem.

Crianças são o futuro. À frente, sinto que há muito mais para aprender e explorar sobre a vida, e eu mesmo.

Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos, e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro.

Falar não é suficiente, e não podemos esperar. Não há alternativa. A corrida já está valendo. Minha melhor corrida ainda está por vir. Acredito em avançar, e prosseguir.

O tempo é um caminho de uma via só e eu quero seguir com o tempo. Estou ansioso para correr por pistas desconhecidas e encontrar novos desafios.

As marcas que deixei na pista vão permanecer até que o tempo as leve embora. Novas serão estabelecidas. O amanhã pertence àqueles que estão moldando o hoje.

A próxima curva está em boas mãos, já que a nova geração já surgiu. Acredito que ainda há uma corrida a ser vencida. Adeus, e obrigado por me permitirem dividir essa pista com vocês. Eu amei cada parte disso".

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor