CHERNOBYL NORDESTINA

'Chernobyl nordestina': cidade já foi local de desastre com materiais tóxicos; saiba onde é

No Brasil, cidade ficou conhecida como 'Chernobyl nordestina' após desastre com materiais tóxicos

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira

Publicado em 03/03/2022 às 13:30 | Atualizado em 09/03/2022 às 12:44
Notícia
X

Na década de 80, o mundo ficou em estado de alerta após o desastre na Usina Nuclear de Chernobyl. À época, a cidade fazia parte do território da União Soviética (URSS) e, após o acidente, virou uma 'cidade fantasma' devido aos altos níveis de radiação.

Reprodução/YouTube
Usina Nuclear de Chernobyl foi local de um desastre nuclear e virou "cidade fantasma". Agora, é palco da guerra entre Rússia e Ucrânia - Reprodução/YouTube

Não foi a primeira vez que a humanidade viu o poder de radiação nuclear. Antes, Hiroshima e Nagasaki foram atacadas com bombas nucleares, durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de terem sido bastante afetadas com as bombas, as cidades continuam habitáveis e Chernobyl não.

No Nordeste do Brasil, mais precisamente na Bahia, um episódio de contaminação por material tóxico também já chamou atenção. Tanto que rendeu a alcunha de 'Chernobyl nordestina' para a cidade afetada.

Chernobyl nordestina

A cidade de Santo Amaro, na Bahia, foi bastante explorada mineralmente pela Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) ao longo das últimas três décadas. 

A companhia despejou na atmosfera, nas águas e no solo de Santo Amaro aproximadamente 500 mil toneladas de escória contendo chumbo e cádmio. Como resultado, a população foi intoxicada.

Sobretudo nas áreas periféricas da cidade, é difícil encontrar alguma pessoa que não tenha perdido amigos ou familiares vítimas de envenenamento por chumbo ou que não tenha ficado doente. É daí que vem a alcunha que marca a cidade.

Tags

Autor