'Chernobyl nordestina': cidade já foi local de desastre com materiais tóxicos; saiba onde é
No Brasil, cidade ficou conhecida como 'Chernobyl nordestina' após desastre com materiais tóxicos
Na década de 80, o mundo ficou em estado de alerta após o desastre na Usina Nuclear de Chernobyl. À época, a cidade fazia parte do território da União Soviética (URSS) e, após o acidente, virou uma 'cidade fantasma' devido aos altos níveis de radiação.
Não foi a primeira vez que a humanidade viu o poder de radiação nuclear. Antes, Hiroshima e Nagasaki foram atacadas com bombas nucleares, durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de terem sido bastante afetadas com as bombas, as cidades continuam habitáveis e Chernobyl não.
No Nordeste do Brasil, mais precisamente na Bahia, um episódio de contaminação por material tóxico também já chamou atenção. Tanto que rendeu a alcunha de 'Chernobyl nordestina' para a cidade afetada.
Chernobyl nordestina
A cidade de Santo Amaro, na Bahia, foi bastante explorada mineralmente pela Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac) ao longo das últimas três décadas.
A companhia despejou na atmosfera, nas águas e no solo de Santo Amaro aproximadamente 500 mil toneladas de escória contendo chumbo e cádmio. Como resultado, a população foi intoxicada.
Sobretudo nas áreas periféricas da cidade, é difícil encontrar alguma pessoa que não tenha perdido amigos ou familiares vítimas de envenenamento por chumbo ou que não tenha ficado doente. É daí que vem a alcunha que marca a cidade.