Coronavírus

O que fazer com a criançada durante a quarentena do coronavírus? confira brincadeiras e dicas para o período

Saiba como aumentar o repertório das brincadeiras para fazer com os pequenos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 16/03/2020 às 15:05 | Atualizado em 16/03/2020 às 15:50
PIXABAY
No dia 18 de setembro de 2020, entrou em vigor a LeiGeral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que dispõe sobre a coleta, armazenamento e distribuição de informações pessoais e também prevê a proteção da privacidade de crianças e adolescentes no ambiente digital - FOTO: PIXABAY

Em tempo de pandemia de Coronavírus, a melhor forma de se proteger é ficar ao máximo dentro de casa, evitando locais de grande circulação de pessoas. Foi com esse intuito de desacelerar a propagação do vírus, que as prefeituras do Recife e Olinda decretaram a suspensão das aulas em escolas públicas e particulares a partir da próxima quarta-feira (16). Por não ser fácil entreter as crianças, o Blog Criançada reuniu dicas de mães blogueiras, com sugestões de brincadeiras fáceis, econômicas e que ajudam no desenvolvimento infantil, além de trazer uma novidade importante para os pais: as contadoras de histórias Carol Levy, Camila Genaro, Fafá, Mariane Bigio e Marina Bastos farão lives diárias para animar esse período. 

» Escolas particulares do Recife tem presença reduzida de alunos nesta segunda por causa do coronavírus

» Coronavírus: 31 países da Europa fecham fronteiras para estrangeiros

» "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra

Brincadeiras 

Nas férias há zoológico, praias, parques, shoppings e cinemas. Tudo para animar e gastar a energia da criançada. Mas e quando não é recomendado frequentar nenhum desses ambientes e o lugar de 'descobrimento' dos pequenos se restringe a quatro paredes? As listas produzidas pelas mães Estéfi Machado (@blog.estefi.machado), Natasha Lignel (#diquinhasdojoca) e Jackeline Rodrigues (@apenassmae) ajudam na diversificação das brincadeiras e no aumento do repertório. 

» Dicas de diversão para crianças que vão ficar em casa em quarentena com suspensão das aulas

Histórias em live 

Uma ajudinha também é super válida nesse período. Pensando nisso, as contadoras de histórias Carol Levy, Camila Genaro, Fafá, Mariane Bigio e Marina Bastos ajudarão mães, pais e cuidadores. Todos os dias, em horários pré-marcados, as meninas encarnam personagens em lives no Instagram que prometem divertir, educar e passar orientações sobre cuidados necessários neste momento de pandemia.

» Contadoras de histórias fazem lives diárias para animar quarentena da criançada

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Confira o mapa de casos

Comentários

Últimas notícias