PANDEMIA NO BRASIL

Brasil passa dos 58 mil óbitos provocados pelo novo coronavírus

País registrou 1.368.195 casos, até esta segunda-feira (29)

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 29/06/2020 às 20:00 | Atualizado em 29/06/2020 às 20:07
ALEXANDRE GONDM/JC IMAGEM
Novo coronavírus já fez milhões de vítimas, somente no Brasil - FOTO: ALEXANDRE GONDM/JC IMAGEM

A pandemia do novo coronavírus continua trazendo dados crescentes para o Brasil. Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29), o País tem mais de 58 mil mortes provocadas pela covid-19, doença causada pelo vírus. Com 692 novas mortes, o Brasil tem um total de 58.314 pessoas que não resistiram à covid desde o início da pandemia. Outros 24.052 casos foram confirmados nas últimas 24 horas, o que fez que o País alcançasse a marca dos 1.368.195 infectados.

>> Saiba o que fazer se o plano de saúde se negar a realizar teste sorológico para covid-19

No total, o Brasil tem 757.462 pessoas recuperadas da covid-19. Outros 552 mil casos seguem em acompanhamento médico, de acordo com o Ministério da Saúde.

>> Saiba a situação da pandemia em Pernambuco

Distribuição de casos e óbitos por regiões

A região Nordeste, de acordo com os dados oficiais, é a segunda colocada tanto em casos (469.602) quanto em mortes (26.807). O Sudeste fica em primeiro lugar, com 475.989 casos e 26.807 óbitos. A região Norte fica em 3º, com 257.723 mortes e 9.412 contaminados. No Centro-Oeste, 92.840 pessoas contraíram o vírus e 1.653 perderam a vida. No Sul, 72.041 casos foram confirmados e 1.519 óbitos foram contabilizados.

Tudo sobre a covid-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias