PAINEL CORONAVÍRUS

Extensão do Google Chrome exibe dados do novo coronavírus retirados pelo Ministério da Saúde

O governo retirou os dados na semana passada

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/06/2020 às 23:38 | Atualizado em 08/06/2020 às 23:38
REPRODUÇÃO/INTERNET
O governo retirou o total de casos, óbitos e recuperados nas últimas 24 horas - FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Uma extensão para o Google Chrome criada por pelo desenvolvedor Apoliário Passos permite ao usuário acessar os dados retirados pelo Ministério da Saúde do Painel Coronavírus. O governo federal retirou do site no último sábado (6) o total de casos confirmados e de óbitos. Agora, aparecem apenas os casos, óbitos e recuperados das últimas 24 horas.

"Escrevi um código que, basicamente, fala o seguinte: no site do Ministério da Saúde quero carregar esse dado aqui (os dados da planilha). Então, peço para ele carregar no site os dados que não estavam sendo mostrados, e falo para o navegador: mostre o dado de número totais embaixo do dado de óbitos e de casos do dia", explicou à reportagem do UOL. 

A extensão está disponível na Chrome Web Store e pode ser instalada no Chrome e também em navegadores como o Opera e Microsoft Edge.

Coronavírus no Brasil

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, mais 679 óbitos e 15.654 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados foram atualizados às 18h30 desta segunda-feira (8) pelo Ministério da Saúde, que alterou a forma de divulgar o boletim diário da covid-19, ocultando o total de casos e de mortes. Na semana passada, durante quatro dias, os dados foram divulgados após as 21h, mas após críticas (dentro e fora do País), a pasta voltou ao horário antigo. Com os novos casos e óbitos confirmados, o País chegou a 707.412 infectados e 37.134 vítimas fatais.

Também foram confirmadas mais 6.088 recuperações da doença nas últimas 24 horas. O total de pessoas recuperadas não foi divulgado pelo Ministério da Saúde, que está sob o comando do ministro interino Eduardo Pazuello.

Durante a gestão dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, o boletim era divulgado entre 17h e 19h. No período em que Mandetta comandou o Ministério da Saúde coletivas eram realizadas diariamente para atualizar a situação do País. Quando Teich assumiu, as coletivas passaram a ser esporádicas.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a indicar que o Ministério passaria relatar apenas mortes que ocorreram nas últimas 24 horas. Mas a pasta ainda vem mantendo a metodologia de somar registros de mortes do dia às de dias anteriores. Não há previsão de quando esse método irá mudar.

Comentários

Últimas notícias