fenômeno astronômico

Chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista do Brasil; veja quando e como

Os admiradores da astronomia poderão ver o fenômeno a olho nu

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 10/08/2020 às 22:14 | Atualizado em 10/08/2020 às 22:27
PIXABAY
Chuva de meteoros - FOTO: PIXABAY

Entre os dias 11 e 13 de agosto os brasileiros poderão ver a chuva de meteoros Perseidas. Isso porque a Terra irá passar através de uma nuvem de detritos cósmicos, que dará a chance das pessoas verem uma exibição de estrelas cadentes e até mesmo um meteoro único. Segundo especialistas, durante este período o ideal é estar em um lugar com o mínimo de luz artificial possível e olhar na direção sudeste por volta da 1h da madrugada.

A chuva de meteoros Perseidas irá acontecer, porque o cometa Swift-Tuttle, assim como a Terra, gira em torno de sua órbita ao redor do Sol, mas em ângulo diferente dela. Diante disto, a cada ano a Terra se choca com a órbita do cometa e com todos os detritos que ficam para trás.

A medida que estes detritos atingem as camadas superiores da atmosfera, eles pegam fogo, mesmo que seja por apenas uma fração de segundo e iluminam o céu. As Perseidas poderão ser vistas a olho nu durante várias noites seguidas.

Primeira observação

Acredita-se que a primeira observação registrada das Perseidas foi feita na dinastia Han, na China, local em que astrônomos em 36 D.C. escreveram sobre as noites em que "mais de 100 meteoros voaram para lá durante a manhã".

Comentários

Últimas notícias