PESQUISA

Google divulga lista com termos mais procurados no Brasil em 2020; confira

Perguntas relacionadas a pandemia da covid-19 ficaram no topo da lista

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 09/12/2020 às 17:17 | Atualizado em 09/12/2020 às 17:37
Reprodução/Pixabay
Os negócios tendem a aumentar no campo - FOTO: Reprodução/Pixabay

O Google, site de buscas mais popular da internet, divulgou, nesta quarta-feira (9), a lista com as perguntas que mais foram feitas pelos brasileiros neste ano. O ranking pode ser considerado como um reflexo dos acontecimentos de 2020. Temas relacionados à pandemia de covid-19 enfrentada pelo mundo ocuparam as primeiras posições da lista.

Confira as perguntas mais frequentes: 

O que é lockdown?

O termo, que significa bloqueio total ou confinamento, foi utilizado diversas vezes neste ano por conta do distanciamento social e isolamento necessários para evitar a propagação do coronavírus. Trata-se de um protocolo de isolamento que impede a circulação livre de pessoas. Em Pernambuco, o lockdown foi decretado inicialmente pelo Governo do Estado para as cidades de Recife, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes no dia 11 de maio.

O que é quarentena?
Também influenciados pela pandemia, os brasileiros pesquisaram a definição de quarentena, que se trata da reclusão de indivíduos durante o período de incubação da doença. No caso da covid-19, são necessários 15 dias. Neste ano, a cidade de Wuhan, na China, foi a primeira a precisar ficar isolada para evitar a disseminação da covid-19. No local, a medida só foi flexibilizada em 24 de março.

O que é pandemia?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. Ela acontece quando a enfermidade se espalha por diferentes continentes, como é o caso da covid-19. A doença foi declarada como pandemia no 11 de março

O que é cadastro único?
O instrumento de coleta de dados e informações do Governo Federal que tem como objetivo identificar as famílias de baixa renda existentes no país também aparece na lista. O cadastro é utilizado para incluir as famílias em programas de assistência social e redistribuição de renda, como o auxílio emergencial

O que é coronavírus?
De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus é definido como uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China.

O que é fascismo?
Saindo dos assuntos que envolvem a covid-19, o brasileiro também pesquisou sobre o fascismo. A ideologia política é descrita como "ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial". Considerado como uma forma radical da expressão do espectro político da direita conservadora, ele costuma ter uma retórica populista que explora assuntos como as crises na economia ou o “declínio dos valores tradicionais e morais” da sociedade. 



O que é pix?
O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) também está entre a lista dos assuntos mais procurados. Segundo o BC, as chaves são o "método fácil e ágil" de identificação do recebedor. O sistema funciona 24 horas por dia e reduziu para 10 segundos o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes. 

O que é yuzu?
A fruta cítrica originária do Leste chinês despertou a curiosidade dos brasileiros. Acredita-se que a fruta seja uma mistura da tangerina com o Citrus ichangensis. Com a aparência de uma pequena toronja com casca irregular, a fruta pode ser amarela ou verde dependendo do grau de maturação.

O que é sororidade?
Usado para nomear o sentimento de solidariedade e empatia entre as mulheres, o termo está entre os mais procurados do país em 2020. A palavra vem do latim, soror, que significa irmã. É um conceito que diz respeito a empatia, solidariedade e acolhimento entre mulheres.

O que é Conar?
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) é o último item da lista deste ano. O órgão tem o papel de fiscalizar a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil, através do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Entre suas funções, ele pode proibir a veiculação de anúncios que possuam conteúdo enganoso, ofensivo ou abusivo, por exemplo.

Comentários

Últimas notícias