Morre diretor do Inep responsável pelo Enem
De acordo com os jornais Folha de S.Paulo e O Globo, o falecimento teria sido causado por complicações da covid-19. O órgão federal, no entanto, informou que não vai divulgar o motivo da morte

Morreu, nesta segunda-feira (11), aos 59 anos, em Curitiba, o general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que elabora o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com os jornais Folha de S.Paulo e O Globo, o falecimento teria sido causado por complicações da covid-19. O órgão federal, no entanto, informou que não vai divulgar o motivo da morte "em respeito à família do diretor".
>> Candidato com problema de saúde fará prova do Enem em local separado em Pernambuco
>> Por causa da covid-19, prédios do Enem vão abrir meia hora mais cedo
>> Confira as regras implantadas no Enem 2021 para evitar contágio pelo novo coronavírus
Em nota de pesar, o Inep afirmou que Carlos Roberto participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), principal projeto a que se dedicava nos últimos meses. O instituto ainda agradeceu "o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor" e disse que o nome dele "estará registrado na história do Inep".
O militar assumiu a Daeb em agosto de 2019. Antes, ocupou, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e o Centro de Defesa Cibernética do Exército. Carlos Roberto tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. À frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, coordenou as equipes envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros.
- Estudantes pedem novo adiamento do Enem em meio ao avanço da pandemia de covid-19 no Brasil
- Donos de escolas privadas de Jaboatão pressionam liberação de aula presencial na educação infantil
- IF Sertão oferece 2.070 vagas em cursos técnicos sem vestibular. Inscrições acabam domingo
- UFPE vai modificar pesos e notas mínimas, no Enem, para Sisu 2021. UFRPE e UPE não terão mudanças
- Presidente do Inep explica como será a primeira edição do Enem digital
- Defensoria Pública da União entra com ação na Justiça pelo adiamento do Enem 2020
- Inep defende calendário do Enem e diz tomar medidas rígidas de prevenção à covid
Leia a íntegra da nota de pesar do Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do órgão desde agosto de 2019. O diretor faleceu na tarde desta segunda-feira, 11 de janeiro, em Curitiba (PR).
Carlos Roberto tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. À frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, coordenou as equipes envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros. O diretor participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb, principal projeto a que se dedicava nos últimos meses.
A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep.
Assessoria de Comunicação Social do Inep