GESTÃO PÚBLICA

Ranking aponta Petrolina como a cidade com melhor qualidade de vida do Nordeste

O ranking foi realizado pela empresa Macroplan e divulgado pela revista Exame nessa terça-feira (9)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 10/02/2021 às 12:03 | Atualizado em 10/02/2021 às 12:21
Notícia
X

O município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, aparece como a cidade com melhor qualidade de vida dentre todas da região Nordeste, inclusive as capitais, em ranking elaborado pela empresa Macroplan e divulgado pela revista Exame nessa terça-feira (9). A empresa avaliou os serviços públicos das 100 maiores cidades do País.

Para chegar ao Índice de Desafios da Gestão Pública, a empresa realiza avaliação a partir de quatro segmentos estratégicos: educação, segurança, saúde e saneamento/sustentabilidade. Após catalogar esses dados, o estudo constatou que houve evolução na qualidade de vida em Petrolina. O município passou da nota 0,620 em 2020 para 0,645 em 2021.

Além de Petrolina, que ficou em primeiro lugar dentre as cidades do Nordeste, os municípios de Vitória da Conquista (Bahia), Campina Grande (Paraíba), Fortaleza (Ceará) e João Pessoa (Paraíba) também estão no ranking, no 2º, 3º, 4º e 5º lugar, respectivamente. Caruaru, no Agreste do Estado, ficou em 7º lugar (junto com Salvador), e a capital pernambucana, por sua vez, arrematou a 10ª posição, com uma nota de 0,597. 

Veja as dez primeiras posições do ranking Nordeste:

1º - Petrolina
2º - Vitória da Conquista
3º - Campina Grande
4º - Fortaleza
5º - João Pessoa
6º - Teresina
7º - Caruaru
7º - Salvador
9º - Mossoró
10º - Recife

Para conferir a lista completa por região, clique aqui.

GERAL

No ranking geral, no entanto, das 100 cidades avaliadas, Maringá, no Paraná (Sul), arrematou a primeira posição. Jundiaí (São Paulo/Sudeste), São José do Rio Preto (São Paulo/Sudeste), Piracicaba (São Paulo/Sudeste) e São José dos Campos (São Paulo/Sudeste) ficaram na 2ª, 3ª e 4ª posição, respectivamente. Petrolina, neste ranking, consolidou-se no 48º lugar, e Recife no 71º. 

Veja as dez primeiras posições do ranking geral:

1º - Maringá
2º - Jundiaí
3º - São José do Rio Preto
4º - Piracicaba
5º - São José dos Campos
6º - Franca
7º - Curitiba
8º - Taubaté
9º - Campinas
10º - Vitória

Para conferir a lista completa, clique aqui.

Tags

Autor