CORONAVÍRUS

Saiba o que muda na cidade brasileira que adotará ''lockdown total'' por 60 horas

Multas para quem desrespeitar medidas de isolamento podem chegar a até R$ 6 mil

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 20/02/2021 às 9:05 | Atualizado em 20/02/2021 às 9:07
Notícia
X

Depois de registrar cinco mortes pela covid-19 nesta sexta-feira (19), em mais um dia de UTIs lotadas, a prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo, decidiu decretar 'lockdown total por 60 horas. Do meio-dia de domingo (21) à meia-noite de terça-feira (23) fecham bancos, indústrias, supermercados, postos de combustíveis e todo comércio, além dos serviços públicos não essenciais. Carros e ônibus do transporte não poderão circular.

Conforme o decreto, que será publicado neste sábado (20), quem for flagrado fora de casa terá de comprovar com documentos a situação de emergência.Pelo novo decreto, só podem abrir farmácias e estabelecimentos de saúde. Os postos de combustível só poderão abastecer veículos dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, incluindo a Polícia Militar.

As pessoas terão licença para sair de casa para atendimento médico, compra de remédio e trabalho em serviço essencial. Quem for pego e não apresentar provas da necessidade será multado em até R$ 6 mil.

A cidade permanece na fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento do coronavírus, o programa estadual de reabertura econômica da gestão João Doria (PSDB). As medidas municipais, porém, são ainda mais restritivas. Em rede social, o prefeito Edinho Silva (PT) disse que o aumento nos casos e o colapso na rede hospitalar impuseram a necessidade de ampliar o lockdown em vigor desde segunda-feira (15).

"Estamos falando de um momento em que famílias estão chorando a morte de seus entes, que só nós podemos juntos tirar Araraquara dessa situação", afirmou.

O prefeito lembra que as novas contaminações geram impactos sobre os leitos depois de uma semana. Após o anúncio de novos leitos pelo governo do Estado nesta semana, a prefeitura segue em busca de mais médicos. E, no entanto, não conseguirá suprir a necessidade de atendimentos a menos que a curva de contaminação seja quebrada. Edinho teme que a maior número de casos e de mortes esteja relacionado à nova cepa e que passe a ser um fenômeno estadual.

"Essa doença é tão terrível, que ela te tira a coisa mais barata que existe e a mais vital, que é o oxigênio", reforça.

Leitos

Pelo quinto dia consecutivo, a cidade registrou 100% de ocupação de leitos e pacientes já foram transferidos para outras cidades.O município registrou mais cinco mortes nesta sexta-feira, 19. Quatro pacientes com doenças crônicas e um, de 34 anos, sem comorbidades.

Com mais 187 testes positivos, Araraquara chega a 12.989 casos e 167 mortes. 51 das mortes foram neste mês, mais do que o dobro das mortes registradas em todo o mês de janeiro e equivalente a 55% das 92 mortes por covid 19 registradas na cidade em 2020.

No início da semana, foram confirmadas 12 amostras da cepa brasileira do coronavírus em pacientes de Araraquara.A prefeitura orienta que as pessoas que estiveram em contato no mesmo domicílio que contaminados devem cumprir isolamento por 14 dias.

Apesar do município já estar em lockdown, o índice de medição do governo do estado apontou que o isolamento na cidade na quinta-feira, 18, estava em 42%. Depois do anúncio de lockdown mais rígido, no começo da noite desta sexta-feira, as pessoas começaram a fazer filas em supermercado.

Tags

Autor