Certificado digital poderá ser emitido de maneira remota por quem tem CNH
Para realizar a coleta dos dados biométricos do motorista, serão utilizadas chamadas de vídeo
Com a simplificação da emissão de certificado digital, motoristas que emitiram ou renovaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após o ano de 2017 agora poderão emitir o documento por meio de chamadas de vídeo.
- Certificados digitais ganham força durante a pandemia; saiba como funciona
- Nova Carteira de Identidade poderá ser emitida em shopping de Jaboatão dos Guararapes entre os dias 15 e 31 deste mês
As chamadas serão utilizadas para coletar os dados biométricos do motorista, que serão necessários durante a emissão do certificado digital. Enquanto realiza o atendimento, o requerente terá uma foto capturada ao vivo, o objetivo é realizar o reconhecimento facial. O processo também utilizará as impressões digitais que já estão disponíveis no sistema porque foram armazenadas junto com a CNH.
A novidade só estará disponível para documentos emitidos ou renovados após 2017 porque, a partir deste ano, as carteiras de motoristas passaram a ser cadastradas por um sistema desenvolvido pelo Serpro, que permite a validação das informações em tempo real, o Datavalid.
Com o certificado digital, pessoas físicas e jurídicas podem enviar a assinatura eletrônica de documentos e transações online. O documento, que funciona como um tipo de carteira de identidade virtual, fica armazenado em tokens, cartões com chip, computadores, dispositivos móveis ou nuvem.
O atendimento virtual para quem deseja tirar o documento foi liberado em fevereiro pelo governo federal. Agora, a expectativa é de que, o acesso ao documento seja ampliado.