ASSISTÊNCIA

Associação é criada para auxiliar vítimas e familiares de vítimas da covid-19

A Avico-Brasl oferece apoio jurídico, social e psicológico para pessoas de todo o Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 19/04/2021 às 23:51 | Atualizado em 19/04/2021 às 23:55
Notícia
X

com informações do jornal Gaúcha ZH

Dois amigos se uniram e criaram, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico-Brasil). A Avico ainda não tem uma sede, mas oferece apoio jurídico, social e psicológico para pessoas de todo o Brasil.

O presidente é o advogado Gustavo Bernardes, 46, que desenvolveu uma forma grave da doença. Ele ficou entubado, dependendo de um respirador artificial, e passou quase um mês internado.

"Temos que lutar juntos. O debate sobre a pandemia não pode ficar restrito a ciência e autoridades. A sociedade civil precisa se apropriar dos espaços, opinar. Precisamos nos organizar para sermos ouvidos. As pessoas estão desempregadas, sendo obrigadas a sair de qualquer jeito para trabalhar informalmente, arriscando-se e arriscando suas famílias. A pandemia vai permanecer, não vai acabar com o último infectado. Há pessoas com sequelas que vão precisar se aposentar, outras sofrendo com o luto", comentou o advogado.

A vice-presidente é a assistente social Paola Falceta, 46. Ela perdeu a mãe, Italira Falceta da Silva, 81, vítima do vírus. Dona Italira foi submetida a uma cirurgia vascular bem-sucedida, mas acabou contraindo a doença no hospital.

"Minha mãe não estaria morta se não fosse a covid-19. Ela ficaria com a gente por mais um tempo. Talvez tivesse uma morte tranquila. Sofreu muito. Me senti completamente abandonada, desesperada. Como é que eu poderia não fazer nada", disse Paola.

A primeira nota pública divulgada pela Avico-Brasil foi em relação à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Foram listados 11 pontos, entre eles, a substituição dos ministros da Saúde durante a pandemia. "Ministros da Saúde foram substituídos ao se colocarem ao lado da ciência e se negarem a promover um tratamento precoce ineficaz e que coloca em risco a vida de inocentes", diz um trecho da nota. A íntegra pode ser lida no link.

Considerando o recente debate na sociedade brasileira sobre a instalação, no Senado Federal, da CPI da Covid-19, que vai...

Publicado por AVICO em Segunda-feira, 12 de abril de 2021

Há três canais disponíveis para entrar em contato com a associação. Facebook, e-mail: avicobrasil@gmail.com, e WhatsApp: (51) 98328-1722.

Tags

Autor