COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Pessoas com comorbidades devem ser as próximas a se vacinar contra covid-19 em Pernambuco

A previsão do Estado é seguir a orientação do Ministério da Saúde, que recomenda imunizar as pessoas com comorbidades, após vacinação das pessoas a partir de 60 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 19/04/2021 às 18:40 | Atualizado em 20/04/2021 às 18:56
Notícia
X

Após a vacinação contra covid-19 do público a partir de 60 anos, Pernambuco deve imunizar as pessoas que têm comorbidades (existência de uma ou mais doenças simultaneamente), que fazem parte do grupo que convive com problemas de saúde capazes de favorecer o agravamento da infecção pelo novo coronavírus. Essa população faz parte da terceira fase da mobilização no Estado, que não tem data para começar, pois a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) aguarda o envio de mais doses, pelo Ministério da Saúde, para definir localmente os próximos passos.

Leia também: 

Covid-19: Vacina para quem tem comorbidades está prestes a começar em Pernambuco; saiba se você se enquadra

Pessoas com síndrome de Down estão na próxima etapa de vacinação contra covid-19 em Pernambuco

Segundo o plano de imunização contra covid-19, o grupo das comorbidades é o segundo maior, no Estado, a ser contemplado com as doses contra a doença, atrás apenas da população da segunda fase, formada por 1.252.642 de pessoas a partir dos 60 anos. A estimativa é que, na próxima etapa, as das comorbidades, 615.733 indivíduos recebam as aplicações de vacina. Várias são as pessoas que estão em dúvida sobre os quadros de saúde que estão contemplados na terceira fase do plano e sobre a prioridade de cada uma delas na ordem da imunização.

Comorbidades consideradas prioritárias na vacinação contra covid-19

Asma, obesidade, hipertensão e diabetes aparecem entre condições do grupo das comorbidades. Mas há especificidades entre esse público de prioridades. Só receberão a vacina contra a covid-19, no momento da terceira fase, as pessoas que estão inseridas em situações particulares.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informa que, de acordo com o plano nacional de operacionalização da vacinação contra o novo coronavírus, do Ministério da Saúde (MS), foram elencadas comorbidades prioritárias para essa imunização, a partir do risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos pela doença. "No caso da asma, estão aptos para a vacinação os pacientes graves, que são aqueles que fazem uso recorrente de corticoides sistêmicos ou que tiveram internação prévia por crise asmática", explica, em nota, a SES. Também estão incluídas, na terceira fase do plano de imunização, pessoas com obesidade mórbida — ou seja, com índice de massa corpórea (IMC) igual ou maior do que 40. Já no grupo de pessoas com hipertensão, são elegíveis os quadros mais graves: hipertensão arterial resistente, em estágio 3 ou nos estágios 1 e 2 com lesão órgão-alvo ou doença associada.

"Vale reforçar que, em todos os casos (de comorbidades), os indivíduos precisarão comprovar o quadro de saúde. Estamos estudando a melhor forma disso ser feito, a fim de que se possa especificar o motivo da indicação para que seja feita a imunização", explica a superintendente de Imunizações da SES, Ana Catarina de Melo. O Programa Estadual de Imunização ressalta ainda que aguarda novas doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para divulgar o início da vacinação do grupo com comorbidades.

Enquanto isso, essa população já pode verificar com o município onde reside se já há algum tipo de cadastramento prévio para a vacinação. No Recife, por exemplo, a prefeitura disponibiliza um canal digital para se agendar o dia, o horário e o local onde se deseja receber o imunizante. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários deve realizar o agendamento online pelo endereço minhavacina.recife.pe.gov.br ou a partir do aplicativo Conecta Recife. Já equipes volantes vão a casa de idosos acamados e aos postos de trabalho de profissionais de saúde para aplicar as doses.

Tags

Autor