Após cidades suspenderem 2ª aplicação por falta da CoronaVac, Saúde anuncia entrega de novo lote
O Ministério da Saúde anunciou que 104,8 mil doses do imunizante serão distribuídas a partir desta quinta-feira (29)
Com agências
Após várias cidades do País precisarem suspender a aplicação da segunda dose da CoronaVac por causa de atraso na entrega de novo lote da vacina, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (28), que 104,8 mil doses do imunizante serão distribuídas a partir desta quinta-feira (29). Também serão enviadas mais 5,1 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. Todos os estados e o Distrito Federal receberão.
- Covid-19: faltam mais de 126 mil doses de CoronaVac para completar a vacinação dos pernambucanos
- Caruaru suspende aplicação de segunda dose de vacina contra covid-19 por falta de CoronaVac
- Recife suspende aplicação da segunda dose da CoronaVac e inicia remarcações
- Governador de São Paulo diz que Butantan irá antecipar entrega de 600 mil doses da CoronaVac
O imunizante CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, deve ser administrado com o intervalo de até 28 dias entre as duas doses, mas idosos de alguns estados já ultrapassaram esse prazo sem que a segunda dose fosse ofertada.
O ministério não informou o total de pessoas com doses em atraso pela falta de vacina, mas emitiu nota ontem orientando que quem não tomou a 2.ª dose dentro dos 28 dias deve tomar mesmo fora do prazo, quando o produto estiver disponível.
As novas doses serão destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 64 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia. Além disso, estão sendo enviadas vacinas adicionais para imunização de trabalhadores da saúde de Santa Catarina.
Recife remarca segunda dose da CoronaVac
Com o atraso na entrega da CoronaVac, a Prefeitura do Recife disse nesta quarta-feira (28) que está remarcando o agendamento de pessoas que iriam receber o complemento da imunização com essa vacina, no intervalo entre esta quinta-feira (29) e o dia 9 de maio, para um novo período que será iniciado no dia 10 de maio.
Quem estava agendado para receber o reforço da Coronavac no dia 29 de abril será reagendado, no mesmo horário, para o dia 10 de maio. E assim sucessivamente. O reagendamento da segunda dose da Coronavac será feito de forma automática, pelo Conecta Recife, e as pessoas agendadas serão informadas por mensagem no celular, WhatsApp e no e-mail cadastrados no aplicativo ou pelo site.
A Secretaria de Saúde do Recife reforça que a vacinação com o imunizante AstraZeneca seguirá normalmente, já que não há atraso no momento, seja para a 1ª ou para 2ª dose.