VACINA

Recife suspende aplicação da segunda dose da CoronaVac e inicia remarcações

A medida foi tomada em meio ao atraso na entrega pelo governo federal de novas doses para estados e municípios em todo País

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 28/04/2021 às 12:58 | Atualizado em 28/04/2021 às 13:15
Notícia
X

A Prefeitura do Recife irá remarcar o agendamento de pessoas que iriam receber a segunda dose da vacina CoronaVac entre esta quinta-feira (29) e o dia nove de maio. Por conta da falta do imunizante, o novo período de aplicação do complemento da vacinação só tem previsão de ser iniciado no dia 10 de maio. A medida foi tomada após orientação do Ministério da Saúde, por causa do atraso na entrega de novas doses para estados e municípios em todo País.

Em nota, a prefeitura do Recife reforça que o município segue, desde o início do processo de imunização da população, as recomendações do Ministério da Saúde - dentro dos protocolos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

O Recife havia liberado no dia 21 de março o uso de doses da Coronavac enviadas pelo Governo Federal para aplicação exclusiva como primeira dose, sem deixar estoque necessário para garantir a segunda dose da vacinação.

“Na ocasião, a pasta federal atestou que os novos envios do imunizante seriam constantes, o que não ocorreu e provocou a escassez da CoronaVac para segunda dose em dezenas de cidades, incluindo capitais, em todo o País”, reforça a PCR.

Reagendamento

Com a suspensão da aplicação, o reagendamento da segunda dose da CoronaVac será feito de forma automática, pelo site ou aplicativo Conecta Recife. As pessoas agendadas serão informadas sobre a nova data e horário por mensagem no celular, WhatsApp e no e-mail cadastrado na plataforma.

“O Ministério da Saúde reconheceu publicamente o seu erro em liberar três remessas da vacina CoronaVac para serem utilizadas exclusivamente como primeira dose. Por isso a necessidade deste reagendamento para as pessoas que irão tomar a segunda dose deste imunizante”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Segundo a prefeitura, os cidadãos que já haviam agendado para receber o reforço da CoronaVac no dia 29 de abril serão reagendados, no mesmo horário, para o dia 10 de maio, e assim sucessivamente.

“Essa marcação será automática para o mesmo local e o mesmo horário. A gente reforça que não há a necessidade das pessoas que iriam tomar a segunda dose da CoronaVac nestes dias procurar os centros de vacinação. Isto será feito automaticamente”, reforça Luciana Alburquerque.

O Ministério da Saúde já emitiu, na última terça-feira, uma nota técnica informando que a segunda dose deve ser aplicada independente da data da aplicação da primeira dose.


Astrazeneca:

As pessoas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca seguirão normalmente o cronograma de aplicação, já que não há nenhum atraso, até o momento, desse tipo de vacina.

Até a última segunda-feira (26), a Prefeitura do Recife havia recebido pouco mais de 390 mil doses da Coronavac e 121 mil da AstraZeneca. O total de doses aplicadas chegou a 455.881, dos dois imunizantes, e para primeira e segunda doses, tendo sido imunizadas no total 288 mil recifenses.

Tags

Autor