crime

Penas associadas a Lázaro, 'serial killer do DF', podem passar de 300 anos

De acordo com advogado criminal, apenas no Distrito Federal, ele pode ser condenado por violação de domicílio, sequestro, quatro homicídios e por latrocínio (roubo seguido de morte), de acordo com o que for concluído pela investigação

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Do jornal Correio para a Rede Nordeste

Publicado em 16/06/2021 às 11:26 | Atualizado em 17/06/2021 às 6:24
Notícia
X

O homem atualmente mais procurado do Distrito Federal e Goiás, Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, também conhecido como serial killer do DF - termo utilizado por internautas para se referir sobre o caso -, acumula diversos crimes, antes mesmo da chacina em Ceilândia, na última quarta-feira (9), na qual ele matou quatro pessoas da mesma família. O homem atualmente é procurado por ter sequestrado ao menos cinco pessoas, roubado, cometido estupro e ateado fogo em carros.

De acordo com o delegado-chefe da 24ª Delegacia de Polícia (Setor O), Raphael Seixas, que está comandando investigações por cinco crimes cometidos por Lázaro, roubos e o assassinato da família, o homem pode ser acusado por outros delitos que poderão surgir durante as investigações.

>> "Socorro, o assassino Lázaro está aqui em casa". Refém de serial killer do DF enviou pedido de ajuda à polícia

>> Saiba os crimes cometidos por Lázaro Barbosa, o serial killer do Distrito Federal

>> Lázaro Barbosa, serial killer do DF, pretendia fazer ritual macabro com família mantida refém, diz secretário

>> "É um monstro da pior espécie", diz pai de Lázaro Barbosa, o serial killer do DF

>> Caçada a Lázaro Barbosa, serial killer do DF, já mobiliza mais de 200 policiais

Já a chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam 2), Adriana Romana, tem investigado um roubo seguido de estupro. Segundo ela, há provas objetivas de que o homem seria o autor. "Quando cometeu o crime, não sabíamos, mas a confirmação veio na semana passada, por meio de identificação civil com impressões digitais", explicou ao Correio Braziliense.

Ao site de notícias, o advogado criminalista Alexandre Carvalho afirmou que os crimes cometidos por Lázaro podem somar mais de 320 anos de pena. Pelos crimes no Distrito Federal, ele pode ser condenado por violação de domicílio, sequestro, quatro homicídios e por latrocínio, que é roubo seguido de morte, de acordo com o que for concluído pela investigação.

Ainda segundo o advogado, o foragido só será julgado no tribunal do júri caso os crimes sejam considerados homicídios. No entanto, apesar de ele poder ser condenado a pagar 320 anos de cadeia, a pena só poderá ser cumprida por até 40 anos de reclusão. Depois, ele será solto. 

Além disso, Lázaro também pode ser condenado por tentativa de homicídio, após ele ter atirado contra um policial e acertá-lo de raspão no rosto nessa terça-feira (16). Na ocasião, ele fazia três pessoas de uma mesma família reféns.

Bahia

Lázaro é natural de Barra do Mendes, cidade na região noroeste da Bahia. Foi lá que ele começou sua jornada de crimes, quando tinha 19 anos, ainda em 2007. Seus primeiros assassinatos foram dois homens que tentavam proteger uma garota que ele perseguia por estar supostamente "apaixonado".

Após o duplo homicídio, a história foi parecida com a que vemos hoje. Durante 15 dias, ele fugiu se escondendo pelas matas e grutas da região. A caçada só terminou quando ele resolveu se entregar para a polícia.

A capacidade de ele se esconder, aliada à violência dos crimes, criou um boato na cidade de que Lázaro havia feito um "pacto com o diabo", mesma história que se fala atualmente.

“A polícia de todo o canto veio atrás dele, mas não o encontrou. O povo dizia que ele tinha feito um pacto com o diabo e virava toco e por isso não era visto. Isso quem contava era o povo da roça, mas a gente sabe que isso tudo é medo. A região é cheia de gruta e ele aproveitava para se esconder. Ele só se entregou à polícia porque estava com fome e uma hora poderia ser morto”, explica uma moradora de Barra do Mendes.

Quando ainda estava escondido na serra, Lázaro usava uma tática para despistar a polícia. Ele usava os chinelos ao contrário, produzindo pegadas para o sentido contrário ao que estava indo. “Ele amarrava os pés no lado contrário que as pessoas usam como sandálias, para assim fazer uma falsa trilha que levava os policiais para mais distante dele”, relatou.

Linha do tempo dos crimes

  • 2007

Preso em Barra Mendes, na Bahia, pelo crime de duplo homicídio, mas fugiu da prisão depois de 10 dias.

  • 2009

Preso no DF pelos crimes de roubo, estupro e porte de arma.

  • 2013

Laudo aponta características de personalidade como "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade".

  • 2014

Passa para o semiaberto e é beneficiado com trabalho externo.

  • 2016

Foge da unidade prisional do regime semiaberto.

  • Março de 2018

Lázaro é recapturado.

  • Julho de 2018

Foge do Presídio de Águas Lindas de Goiás (GO).

  • 2019

Justiça expediu novo mandado de prisão.

  • 2021

26 de abril: Lázaro teria invadido uma casa no Sol Nascente.

17 de maio: fez uma família refém na mesma região.

9 de junho: teria cometido um triplo homicídio em uma chácara, no Incra 9, em Ceilândia (DF).

10 de junho: rendeu o proprietário de uma fazenda, a filha dele e o caseiro.

12 de junho: Polícia encontra corpo de vítima no Córrego da Cascalheira, localizado no meio da mata entre a BR-070 e a DF-180.

13 de junho: furtou um carro e o abandonou na BR-070, depois, ele continuou a fuga, pela mata.

14 de junho: Polícias do DF e de Goiás fizeram um cerco em 34 propriedades rurais da região e continuaram as buscas

15 de junho: fez três pessoas de reféns e atingiu policial no rosto com disparo de arma de fogo

Tags

Autor