Porangatu

Bebê é retirado da boca de jacaré por babá em Goiás e precisou ter antebraço amputado

Mãe relatou aos socorristas que babá tirou a criança da boca do animal. Segundo médico, o bebê passa bem e se recupera da cirurgia: 'poderá implantar uma prótese futura'.

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 24/06/2021 às 12:43 | Atualizado em 24/06/2021 às 12:48
Notícia
X

Um bebê de um ano e oito meses foi atacado por um jacaré na Lagoa Grande, em Porangatu, no norte de Goiás, na manhã de quarta-feira (23), e teve o antebraço direito amputado em decorrência da gravidade dos ferimentos. A criança segue em recuperação no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A informação foi repassada ao G1 pelo médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Juliano Ferreira na manhã desta quinta-feira (24).

De acordo com o médico, quando o bebê foi levado para atendimento o "braço estava muito destroçado". O pequeno está clinicamente bem e “vai ter vida normal. A articulação do cotovelo ficou preservada para poder implantar uma prótese futura”, segundo Juliano Ferreira.


A mãe explicou ao médico que o bebê estava com a babá. “Ela disse que a babá estava passeando com a criança, quando [a mãe] escutou o choro. A babá disse que o animal abocanhou o braço do bebê e puxou para a água, ela contou que entrou na água e tirou a criança da boca do jacaré”, explicou.
Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), levado ao Hospital Municipal, o menino precisou ser encaminhado para Uruaçu e transportado por um helicóptero ao Hugol. Lá, o bebê passou pela cirurgia.

Divulgação/Corpo de Bombeiros
Bebê atacado por jacaré precisou ser transportadoa de helicóptero para Goiânia - Divulgação/Corpo de Bombeiros


Nota


A Prefeitura de Porangatu, em nota, lamentou o incidente e afirmou que, embora a espécie não apresente riscos aos humanos, é importante tomar cuidados de afastamento dos animais. Já a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Semma) disse que foram solicitadas placas informativas em maio deste ano para notificar turistas sobre cuidados com o passeio no local. "No planejamento ambiental e no plano de governo, será feita a revitalização da Lagoa, onde está incluído a logística do manejo de capivaras e jacarés", diz o informe. Por fim, a Semma acrescenta que a praia da lagoa foi fechada ao público e orienta que os cidadãos não acessem a área da orla e não alimentem os animais.

Tags

Autor