LGBTQI+

Entenda o que significa a sigla LGBTQI+

Nesta segunda-feira (28) é comemorado o Dia Internacional Orgulho LGBTQIA+, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e da luta pela igualdade

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 28/06/2021 às 9:04 | Atualizado em 28/06/2021 às 9:26
Notícia
X

Nesta segunda-feira (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e da luta pela igualdade. Apesar da data, marcada por ações contra o preconceito, ser bastante conhecida, muitas pessoas não conhecem o significado da sigla LGBTQIA+. Então, afinal, o que ela quer dizer?

>> Dia do Orgulho LGBTQIA+: os desafios e o que fazer para incluí-los no mercado de trabalho

>> Escola em Aldeia rebate campanha LGBTQIA+ da Burger King e causa polêmica nas redes sociais

A abreviação reúne orientações sexuais, ou seja, por quem cada pessoa se sente atraída de forma sexual e afetiva e identidades de gênero, que é como a pessoa se identifica. Veja o que significa cada letra da sigla:

L: Lésbicas

É uma orientação sexual e diz respeito a mulheres cisgênero (que se identificam com seu sexo biológico) ou transgênero (que não se identificam com seu sexo biológico) que se sentem atraídas afetivamente e sexualmente por outras mulheres, que também podem ser cis ou trans.

G: Gays

É a orientação sexual voltada para homens, cis ou trans, que se sentem atraídos de forma sexual ou afetiva por outros homens, que também podem ser cis ou trans.

B: Bissexuais

Orientação sexual voltada para pessoas que se relacionam afetivamente e sexualmente tanto com homens e mulheres cisgênero ou transgênero. As pessoas cis ou trans também podem ser bissexuais.

T: Transexuais ou travestis

É um conceito relacionado à identidade de gênero, e não à orientação sexual. Transexuais são pessoas que não se identificam com o gênero biológico.

Já as travestis são mulheres transexuais que preferem ser chamadas dessas forma por motivos políticos, que envolvem luta e resistência.

Q: Queer

O termo vem do do inglês e quando traduzido significa "estranho". Ele é utilizado para designar pessoas que não se reconhecem sendo 100% homem ou 100% mulher, mas se veem como sendo de um terceiro sexo fluido/andrógino, que possui tanto características femininas quanto masculinas. Quem se reconhece como queer não se vê com uma orientação sexual definida, ou seja, se é hétero ou homossexual.

I: Intersexo

A intersexualidade é utilizada para descrever uma pessoa que pode nascer com genitais correspondentes a um sexo, mas ter um sistema reprodutivo e hormônios de outro gênero, ou pode apresentar uma anatomia sexual que não é nem masculina e nem feminina. Esse último aspecto faz com que algumas pessoas optem por fazer uma resignação sexual. 

De forma errônea e ofensiva, no passado, essas pessoas eram chamadas de hermafroditas, termo que não é mais aceito.

A: Assexual 

É uma orientação sexual voltada para pessoas que não sentem atração sexual, tanto por pessoas do mesmo sexo quanto por pessoas do sexo oposto. Apesar disso, elas podem desenvolver atração afetiva por outra pessoa.

+: Demais orientações sexuais

O sinal é utilizado na sigla como uma tentativa de incluir demais variações de orientação sexual e identidade de gênero que não estão representadas nas letras citadas acima.

Tags

Autor