Veja qual remédio usar e qual evitar caso tenha reação após tomar vacina contra covid-19 da AstraZeneca
É comum que uma parcela dos vacinados contra a covid-19 com doses do imunizante da AstraZeneca apresente efeitos colaterais, como dor e febre
É comum que uma parcela dos vacinados contra a covid-19 com doses do imunizante da AstraZeneca apresente efeitos colaterais, como dor e febre. Com isso, muitos ficam na dúvida sobre qual remédio usar para amenizar os sintomas. De acordo fabricante, nesses casos, o medicamento que deve ser utilizado é o paracetamol, que é antitérmico e analgésico.
Estudos clínicos de fase 3, apontam que, após a primeira dose, as pessoas podem apresentar sintomas como sensibilidade no local da injeção, dor no local da injeção, dor de cabeça e fadiga, dor no corpo e mal-estar, febre e calafrios e dor nas articulações e náuseas. Ainda segundo os estudos, a maioria das reações adversas ao imunizante foi de intensidade leve a moderada.
Normalmente, os efeitos colaterais aparecem um período de até dois dias após o paciente se vacinar. Eles costumam durar, no máximo, 48 horas. Caso o paciente desenvolva reações adversas envolvendo dor ou febre, a bula da vacina indica que um médico "poderá indicar o uso de algum medicamento para alívio destes sintomas, como, por exemplo, medicamentos contendo paracetamol." Quem desejar fazer o uso da medicação pode encontrar o paracetamol vendido na forma genérica, com nome da substância, porém ele também está presenta na composição de outros remédios, como Naldecon, Resfenol, Tylenol, Sonridor e Vick Pirena.
- Municípios de Pernambuco podem reduzir intervalo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca
- Veja as cidades de Pernambuco que já anteciparam o prazo para aplicação da segunda dose da AstraZeneca
- Prazo para 2ª dose da Astrazeneca é antecipado, imunizante russo chegará no Brasil, novo grupo prioritário para vacina. Comece o dia bem informado
- Duas doses de Pfizer ou AstraZeneca geram resposta imune contra variante Delta
Já o medicamentos que devem ser evitados, por sua vez, são os anti-inflamatórios, como aspirina, diclofenaco ou ibuprofeno. Os medicamentos podem ser encontrados na forma genérica, com o nome das substâncias, mas também estão presentes na composição de outros remédios como Advil, Aspirina, Buscofem, Cataflam, Voltaren e outros.
Apesar de não serem indicados para o tratamento de dor e febre porque possuem outra finalidade, de acordo com o G1, especialistas informaram que isso não significa que caso uma pessoa necessite tratar um processo inflamatório, ela não deva utilizar o medicamento após ser vacinada.
Por que a vacina da AstraZeneca causa reações?
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a vacina de Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz, é feita com vetor viral vivo que não tem capacidade de se multiplicar no hospedeiro. "O que acontece é o seguinte: quando uma pessoa é imunizada, o vetor viral entra nas células e se comporta como vírus vivo, causa uma infecção, mas não completa o ciclo viral, portanto ele é considerado não replicativo. Ao entrar nas células e provocar uma infecção viral, ele expressa as proteínas que são dele, um adenovírus, e um gene recombinante que codifica a proteína S do Sars–CoV–2".