IMUNIZAÇÃO

Prazo para 2ª dose da Astrazeneca é antecipado, imunizante russo chegará no Brasil, novo grupo prioritário para vacina. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta quarta-feira (07)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 07/07/2021 às 7:50
Notícia
X

Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Veja cidades em Pernambuco que já anteciparam aplicação da 2ª dose Astrazeneca

Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes já anunciaram que vão diminuir para ao menos 60 dias o prazo de aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz. A medida, que visa acelerar o processo de imunização no Estado, foi divulgada pelo Governo de Pernambuco nesta terça-feira (6). A Fiocruz informou que a segunda dose pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira. Sendo assim, a antecipação do reforço não compromete a eficácia do imunizante.

Leia mais:

Veja as cidades de Pernambuco que já anteciparam o prazo para aplicação da segunda dose da AstraZeneca

Motivo de preocupação mundial, nova cepa Delta do coronavírus não chegou a Pernambuco


O aval para finalizar o esquema vacinal nesse período foi dado pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, a partir da análise de dados científicos, e foi pactuado entre o Estado e os municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na tarde da última segunda-feira (5).

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vacina contra covid-19 - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Vacina Russa deve chegar em Pernambuco em breve

A vacina russa Sputnik V deve chegar ao Brasil ainda este mês. Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a previsão é que os primeiros lotes da vacina estejam no País nos próximos 15 dias. A carga de imunizante chegará, inclusive, pelo Recife, no Aeroporto Internacional dos Guararapes.

"Vou participar ainda nesta terça-feira (06) de uma reunião do Consórcio Nordeste para definição dos preparativos para essa importação. O processo tem avançado em vários grupos de trabalho na Anvisa e no Fundo Soberano Russo para atender as condicionantes que foram impostas na reunião colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", explicou André Longo durante coletiva online de imprensa na tarde desta terça-feira (6).

Leia mais:

Variante Lambda do coronavírus avança pela América do Sul e lança alerta para o Brasil

Seis Estados do Nordeste vão receber a Sputink V. A Anvisa autorizou a importação excepcional e temporária correspondente a doses para vacinação de 1% da população de cada um dos Estados que receberá o imunizante. Para Pernambuco serão 192 mil doses, unidade da federação com segunda maior quantidade a receber essa vacina.

ALEXANDER NEMENOV/AFP
A vacina russa Sputnik V, da farmacêutica União Química - ALEXANDER NEMENOV/AFP

Funcionários dos Correios e bancários tornam-se prioritários na fila da vacina

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta terça-feira (6), a inclusão de bancários e funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) na lista de prioridade para vacinação contra a covid-19. A informação foi divulgada no Twitter oficial do órgão. O governo não explicou como a vacinação vai funcionar, mas prometeu lançar uma nota técnica sobre o assunto "nos próximos dias".

Leia mais: 

Funcionários dos Correios e bancários entram em grupo prioritário para vacinação contra covid-19

"Esse pleito, que é um sonho para todos os servidores dos Correios, hoje vira realidade. Nós pactuamos com o grupo do Programa Nacional de Imunização e essa demanda foi aceita. Estamos muito felizes de anunciar essa esperança para os servidores dos Correios, uma empresa que tem prestado tantos serviços ao Brasil, em tanto tempo", declarou o ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

AGÊNCIA BRASIL
Correios - AGÊNCIA BRASIL

 

Tags

Autor