saúde

Saiba o que é obstrução intestinal, quadro de saúde de Bolsonaro

Devido ao problema de saúde, o presidente foi transferido do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para São Paulo

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Estadão Conteúdo

Publicado em 14/07/2021 às 17:46 | Atualizado em 15/07/2021 às 2:16
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu diagnóstico de um quadro de obstrução intestinal nesta quarta-feira (14). Devido ao problema de saúde, ele foi transferido do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para São Paulo, onde passou por exames e segue em "tratamento clínico conservador", sem necessidade de cirurgia, inicialmente. Mas, afinal, o que é uma obstrução intestinal?

O problema ocorre quando as fezes do paciente não conseguem passar pelo intestino em decorrência de uma interferência em seu trajeto, como pela presença de bridas intestinais, tumores ou uma infamação.

É comum que, nesses casos, o paciente tenha sintomas como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço na barriga, náuseas e vômitos, diminuição do apetite e dor abdominal. A intensidade deles varia de acordo com a causa e gravidade da doença que está provocando o quadro.

A obstrução pode provocar risco de graves complicações ao paciente, como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido intestinal. Isso ocorre porque como o quadro clínico impede a passagem de alimentos digeridos pelo intestino, as fezes e os gazes e as secreções digestivas se acumulam e aumentam a pressão dentro do intestino.

Diagnóstico

Como no caso de Bolsonaro, o diagnóstico é feito por médicos, por meio de, pelo menos, um exame como radiografia ou tomografia computadorizada. É comum que os profissionais comecem a avaliação através da palpação da barriga com as mãos, além de ainda utilizar o estetoscópio para escutar se existem barulhos na barriga que indiquem se o intestino está funcionando de forma correta.

Tratamento

O tratamento da obstrução varia de acordo com a localização e gravidade dos sintomas causados pelo quadro de saúde. É necessário que os casos sejam tratados sempre em uma unidade de saúde, ao invés de em casa.

Quando ocorre uma obstrução parcial, com sintomas mais leves, é comum que o tratamento seja feito apenas com administração de líquidos na veia. Além disso, o paciente também faz um repouso intestinal, que envolve jejum e muitas vezes é colocada uma sonda no nariz que vai até o estômago.

Já quando o caso é mais grave, como na obstrução completa, além dos cuidados já informados é preciso que o paciente realize uma cirurgia para tratar a causa e desobstruir o intestino.

O médico Antônio Luiz Macedo, responsável por operar o presidente em 2018 após a facada de que foi vítima durante a campanha eleitoral, acompanha ele. O profissional foi chamado às pressas para avaliar o presidente e viajou a Brasília após Bolsonaro dar entrada no Hospital das Forças Armadas, na madrugada desta quarta-feira (14), com dores abdominais. O presidente foi transferido de avião, às 17h10, para a capital paulista.

 

Tags

Autor