Céu

Chuva de meteoros será visível em todo o Brasil nesta madrugada; saiba como ver

A chuva de meteoros Delta Aquariidis deixará de 20 a 30 rastros luminosos cruzando o céu a cada hora durante o pico do fenômeno

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 29/07/2021 às 15:22 | Atualizado em 29/07/2021 às 17:33
Notícia
X

Na madrugada desta quinta (29) para sexta-feira (30), acontece a chuva de meteoros Delta Aquariidis, também conhecida de Delta Aquáridas, que será visível em todo o território do Brasil. Nas condições ideais, será possível conferir, a olho nu, de 20 a 30 meteoros por hora cruzando o céu.

Popularmente conhecida como estrela cadente, a chuva de meteoros acontece quando a Terra entra em uma região com detritos que se soltaram após a passagem de cometas. Ou seja, nada mais são do que poeira cósmica. 

A chuva de meteoros poderá ser vista a partir das 22h, tendo maior incidência por volta das 2h. Para garantir a visibilidade a olho nu, é preciso estar longe de poluição luminosa. Eventos dessa natureza dificilmente são bem vistos em grandes cidades, então, é melhor que você esteja em uma área com pouca luz artificial ao redor. Vale lembrar que a claridade da lua, que nasce por volta das 23h, também pode atrapalhar a visão. 

Quem perder o fenômeno desta madrugada terá uma nova chance em agosto, quando tem início a chuva de meteoros Perseidas, com pico de 150 meteoros por hora.

 

Tags

Autor