TEMPERATURAS

O Recife está mais frio nos últimos dias? Meteorologista explica

O clima mais ameno vem sendo notado pelos recifenses

Douglas Hacknen Rute Arruda
Douglas Hacknen
Rute Arruda
Publicado em 14/06/2021 às 23:19
Notícia
JAILTON JR./JC IMAGEM
No Grande Recife as temperaturas devem variar entre os 21°C e 30°C - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM
Leitura:

Com as altas temperaturas que predominam no Recife durante quase todo o ano, qualquer mudança de nos termômetros é logo sentida pelos moradores da capital pernambucana. Após alguns dias de tempo nublado e chuvas moderadas, "hellcife", como é carinhosamente apelidada, tem registrado temperaturas mais amenas, se comparado com a média anual, e um novo apelido, 'raincife' (chuva + recife), entra em cena. Essa mudança de clima vem sendo comentada, inclusive, nas redes sociais. 

De acordo com a meteorologista Maria Aparecida Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), há diversos fatores que influenciam na diminuição da temperatura. "Primeiro por causa da nebulosidade, bastante nuvem. Hoje, por exemplo, o dia se iniciou com sol, mas depois ficou bastante nublado. Então quando está completamente nublado se tem uma menor quantidade de radiação solar. Isso já diminui mais a temperatura. As chuvas mais fininhas já esfriam também, e os ventos que faz com que a sensação térmica fique mais fria", explicou. 

Segundo a meteorologista, nos últimos dias, as temperaturas médias não vêm ultrapassando os 30°C no Recife. "Não está frio, mas o clima mais agradável. Tem vários fatores. Nós estamos nos aproximando do inverno, o início do inverno é quando o sol atinge sua posição mais ao norte. Porque existe o movimento aparente do sol. No inverno, o Sol está posicionado na linha acima do Equador. Então, já existe uma diminuição da radiação solar", continuou. 

O período chuvoso na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste pernambucano tem início em abril e segue até o mês de julho, quando as regiões passam pelo sistema meteorológico chamado Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). 

Nas redes sociais, o termo 'Recife frio', que se refere a um curta-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho, serve para que os internautas compartilhem da sensação térmica mais amena. "Aqui a temperatura fica, geralmente, de 27°C para cima. De 25°C para baixo, nós sentimos frio, sim, dependendo da região. Mas é tipo aquele frio confortável, sabe? Tem até um documentário do mesmo autor de Bacurau que brinca com isso, o Recife Frio", escreveu uma internauta. 

"Já pode gravar a continuação de Recife Frio, Kléber", disse outra. 

"Como lava o cabelo nesse Recife Frio?!", mostra uma outra publicação.

O clima fez com que os recifenses tirassem o casaco do armário. "Recife hoje está fazendo um frio que até dentro de casa tenho que usar casaco", compartilhou uma internauta.

"Aqui sempre é calor - Recife, PE. Mas hoje até que amanheceu um pouco frio. Bom dia", relatou um internauta.

Alerta de chuva moderada a forte

Um aviso meteorológico sobre a possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Sul de Pernambuco foi emitido na tarde desta segunda-feira (14) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima.

O alerta é válido até esta terça-feira (15) e, segundo a Apac, as chuvas acontecem por conta de uma confluência dos ventos em baixos níveis, no oceano próximo ao litoral de Pernambuco. Com isto, ocorre o aumento da instabilidade atmosférica e das nuvens de chuva, que estão se deslocando em direção ao Litoral e Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Temperaturas

Segundo a Apac, a previsão de temperaturas para esta terça-feira (15) é a seguinte:

Grande Recife - Mínima de 20°C e máxima de 29°C;
Fernando de Noronha - Mínima de 25°C e máxima de 30°C;
Mata Norte - Mínima de 21°C e máxima de 29°C;
Mata Sul - Mínima de 19°C e máxima de 28°C;
Agreste - Mínima de 17°C e máxima de 29°C;
Sertão de Pernambuco - Mínima de 16°C e máxima de 32°C;
Sertão de São Francisco - Mínima de 20°C e máxima de 31°C.

Comentários

Últimas notícias