REPÓRTER ESFAQUEADO

Gilmar Mendes está "indignado" com ataque a jornalista Gabriel Luiz, que foi esfaqueado em Brasília

Outras autoridades, como os senadores Humberto Costa e Simone Tebet, também se pronunciaram; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 15/04/2022 às 17:13 | Atualizado em 15/04/2022 às 18:51
Notícia
X

Autoridades se manifestaram sobre o ataque a facadas ao jornalista Gabriel Luiz, 28. O repórter e editor da TV Globo foi esfaqueado perto de sua casa, no Sudoeste, em Brasília (DF), por dois homens.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse que recebe "com indignação a notícia do atentado - ainda inexplicado - contra o jornalista". "Gabriel vocaliza as reivindicações de comunidades do DF, fazendo jornalismo investigativo profundo e sério. Desejo pleno restabelecimento ao profissional”, completou.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) prestou solidariedade ao repórter. "Na torcida pela sua pronta recuperação. Espero que o crime seja investigado com rigor e que os responsáveis sejam punidos".

Já o senador por Pernambuco Humberto Costa (PT) classificou o atentado contra a vida do repórter como "aterrador". "Como presidente da CDH, estamos acompanhando a apuração para saber as motivações desse crime que nos choca a todos, especialmente num dia tão simbólico para os cristãos".

A senadora Simone Tebet (União Brasil), pré-candidata a Presidência da República, desejou pronta recuperação e ressaltou que o "jornalismo brasileiro sofre forte repressão nos últimos tempos". Se torna necessária intensa investigação neste caso", completou.

Ainda se manifestaram os deputados federais Fábio Felix (PSol), Hermeto (MDB), Eduardo Pedrosa (União Brasil), Sâmia Bomfim (PSol-SP), Martins Machado (Republicanos), Jorge Vianna (PSD), Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (PV), Chico Vigilante (PT), Iolando (MDB) e Reginaldo Veras (PV).

O Partido Verde (PV) lamentou o caso. “A Secretaria de Comunicação da legenda faz especial menção ao profissional que sempre é atencioso, generoso e competente no exercício de suas atividades. Desejamos uma rápida recuperação e que os responsáveis por este ataque covarde sejam identificados e responsabilizados”, disse.

Sobre o crime

Gabriel Luiz foi atacado por dois homens, ainda não identificados, em um estacionamento perto do prédio onde mora. Câmeras de segurança registraram a aproximação.

O jornalista foi atingido no pescoço, no abdômen, no tórax, na perna e no braço. Após passar por diversas cirurgias, todas bem-sucedidas, ele está estável, embora o quadro seja considerado grave pela equipe médica.

A Polícia Civil tenta identificar e encontrar os responsáveis pelo ataque. A motivação ainda não foi esclarecida. A carteira e o celular do jornalista não foram levados. O telefone foi encontrado por um morador perto da cena do crime e entregue aos policiais.

Primeiro apreendido é menor de idade

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu, na tarde desta sexta-feira (15), um dos suspeitos de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz. Trata-se de um rapaz menor de idade.

O adolescente confessou ter segurado o jornalista para um colega desferir os golpes com arma branca. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A informação é do portal Metrópole.

De acordo com a corporação, o parceiro do apreendido no crime seria um jovem com mais de 18 anos. Ele ainda é procurado por investigadores da 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro.

Tags

Autor