violência contra jornalistas

Repórter da Globo esfaqueado: associações de jornalistas cobram apuração do crime contra Gabriel Luiz

Associações pedem atenção especial à investigação, devido à possibilidade do crime ter relação com o exercício da profissão

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda, Emannuel Bento

Publicado em 15/04/2022 às 13:14 | Atualizado em 15/04/2022 às 18:54
Notícia
X

Diversas associações que representam jornalistas cobraram, nesta sexta-feira (15), a apuração do caso do esfaqueamento do repórter da TV Globo em Brasília Gabriel Luiz. Ele foi esfaqueado por dois homens na noite dessa quinta-feira (14), próximo à residência dele.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentou o caso, se solidarizou com os familiares e desejou o restabelecimento do repórter. A federação disse esperar "que os fatos sejam investigados com celeridade e que os responsáveis sejam identificados e punidos".

A Fenaj apontou a escalada de violência contra jornalistas no Brasil, e disse que é necessária uma "averiguação criteriosa da motivação do crime", para que se descubra se a violência contra o repórter da Globo tem ligação com o exercício da profissão.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), por sua vez, disse que "se solidariza com os familiares e amigos de Gabriel Luiz, desejando sua pronta recuperação, e cobra das autoridades locais uma rigorosa apuração do caso, com a identificação e punição dos responsáveis".

Já a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disse ver "com muita preocupação" a violência sofrida por Gabriel Luiz. A associação pediu uma rigorosa apuração por parte das autoridades do Distrito Federal, "com especial atenção para a possibilidade de o crime ter ocorrido em decorrência do exercício da profissão", uma vez que o repórter tem histórico de reportagens investigativas.

A Abraji informou ainda que a vice-presidente da associação, Katia Brembatti, entrou em contato com o secretário de Segurança do DF, delegado federal Júlio Danilo Souza Ferreira, que afirmou acompanhar o caso de perto, "sem descartar nenhuma hipótese até o momento". Ela ainda enviou ofício à Secretaria cobrando a apuração diligente do caso.

Dados da Abraji apontam que foram registrados 453 ataques contra a imprensa no ano de 2021, um aumento de 23,4% em relação ao ano anterior. "A Abraji se solidariza com Gabriel Luiz, sua família e seus amigos, se unindo a todos os colegas que torcem por sua completa recuperação", diz a nota.

O Sindicado de Jornalistas do DF (SJDF) também lamentou o ocorrido e cobrou a apuração do caso. “Esperamos que o caso seja investigado com rigor. Toda nossa solidariedade ao colega e estamos na torcida para que ele se recupere o mais breve possível. Força, Gabriel!”, tuitou o sindicato.

Repórter da Globo esfaqueado

O repórter da TV Globo Gabriel Luiz, que trabalha há três anos no telejornal DFTV, foi esfaqueado por dois homens no Sudoeste, na noite da quinta-feira (14). O jornalista foi atingido em várias partes do corpo e está internado em estado grave no Hospital de Base do DF.

Inicialmente, o celular dele não havia sido encontrado, mas depois, o aparelho foi localizado. Desta forma, perde força a hipótese de que ele teria sofrido uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). Apesar disso, nenhuma linha de investigação foi descartada.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu, na tarde desta sexta-feira (15), um dos suspeitos de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz. Trata-se de um rapaz menor de idade. O adolescente confessou ter segurado o jornalista para um colega desferir os golpes com arma branca. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A informação é do portal Metrópole.

Confira as notas na íntegra:

Fenaj

"A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lamenta profundamente a tentativa de assassinato do repórter Gabriel Luiz, ocorrida na noite desta quinta-feira (14/04), e deseja o restabelecimento do repórter, que segue internado no Hospital de Base, em Brasília, após ser esfaqueado.

A Federação espera que os fatos sejam investigados com celeridade e que os responsáveis sejam identificados e punidos.

Diante da escalada da violência contra jornalistas no Brasil, é preciso uma averiguação criteriosa da motivação do crime, para que seja esclarecido se está vinculado ao exercício profissional.

A FENAJ reitera seu repúdio à violência, em especial a praticada contra profissionais da imprensa, que cumprem o importante papel de levar informações verdadeiras à sociedade.

Solidarizamo-nos com Gabriel Luiz e seus familiares".

Abraji

"A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vê com muita preocupação a violência grave sofrida pelo repórter Gabriel Luiz, da TV Globo, na noite desta quinta-feira (14.abr.2022), no Sudoeste, em Brasília. Gabriel Luiz foi atacado por dois homens que, segundo as primeiras análises de vídeos do local do crime, o seguiam a certa distância. Os criminosos o agrediram com diversas facadas e fugiram.

Gabriel Luiz, de 28 anos, está internado no Hospital de Base do DF e, até as primeiras horas da manhã de hoje, a polícia não havia identificado nem localizado os criminosos. A motivação do crime também não foi esclarecida. É importante ressaltar dois pontos: a violência empregada contra a vítima e o local onde o crime ocorreu, uma região de baixa criminalidade.

A Abraji repudia a violência cometida contra o jornalista e pede rigor por parte das autoridades do Distrito Federal na apuração do episódio, com especial atenção para a possibilidade de o crime ter ocorrido em decorrência do exercício da profissão. Gabriel Luiz tem histórico de reportagens investigativas.

A vice-presidente da Abraji, Katia Brembatti, entrou em contato com o secretário de Segurança do DF, o delegado federal Júlio Danilo Souza Ferreira, que afirmou acompanhar o caso de perto, sem descartar nenhuma hipótese até o momento. Também foi enviado ofício à Secretaria cobrando a apuração diligente do caso.

A Abraji se solidariza com Gabriel Luiz, sua família e seus amigos, se unindo a todos os colegas que torcem por sua completa recuperação".

Tags

Autor