Corpus Christi: veja a tradição e os costumes da data

A celebração de Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 16/06/2022 às 8:44 | Atualizado em 16/06/2022 às 9:12
Notícia
X

A celebração do Corpus Christi existe no calendário católico desde o século XIII e acontece todo ano no Brasil. O dia não é considerado feriado nacional, ficando a critério de Estados e municípios aderirem ao feriado ou ponto facultativo.

A celebração sempre acontece em uma quinta-feira no mês de junho.

De acordo com a tradição religiosa, essa data nos lembra que a Eucaristia é um momento de humildade e aceitação. Com o pão e o vinho é invocada a bênção do Espírito Santo e, nesse momento, há a plena consciência de que se trata uma experiência de intimidade com Jesus.

O termo tem origem no latim que, em tradução para o português, significa "corpo de Cristo". Ou seja, uma alusão e homenagem a eucaristia. Sua cerimônia tem como objetivo relembrar a morte e ressurreição de Jesus.

Toda a celebração tem como referência a Última Ceia. O pão e o vinho, que são consumidos na data, representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente.

Tradição do Corpus Christi

Uma das tradições típicas da celebração no Brasil é a produção dos famosos tapetes de Corpus Christi. O costume é uma herança dos portugueses e suas confecções trazem símbolos e cenas importantes da religião católica. Os materiais utilizados são areia multicolorida, serragens, pó de café e fitas.

Um dos momentos mais bonitos que marca a festa de Corpus Christi no Brasil é a procissão eucarística. Os fiéis enfeitam as ruas com flores e desenhos religiosos como se fosse um longo tapete colorido.

Essa demonstração de fé indica o caminho que será trilhado pelo sacerdote e o Santíssimo Sacramento. A procissão representa a trajetória de Jesus a caminho do Monte das Oliveiras, onde passou suas últimas noites antes de ser preso e crucificado.

Corpus Christi é feriado em Pernambuco?

Neste ano, Corpus Christi será facultativo em Pernambuco, nesta quinta-feira (16). Em anos anteriores, o Estado transferia o ponto facultativo para o dia 23, véspera de São João.

Em 2022, a data volta a ser celebrada nas ruas. Por dois anos, as festas tradicionais de Caruaru, por exemplo, foram interrompidas por causa da pandemia de covid-19.

Tags

Autor