Vai ter ciclofaixa de lazer no feriado de Corpus Christi? Veja como será o funcionamento
São três rotas de ciclofaixas que cortam 30 bairros da capital
É sempre um pouco confuso o funcionamento nos feriados, como o de Corpus Christi nesta quinta-feira (16/6), das ciclofaixas móveis do Recife, mais conhecidas como ciclofaixas de lazer porque, como o nome diz, viraram uma das mais populares atividades de lazer e contato com a cidade para o recifense.
Por regra, as três rotas existentes desde 2013 - norte, sul e oeste - deveriam funcionar aos domingos e nos feriados nacionais, como é o caso do Corpus Christi. Mas, apesar de ser feriado nacional, a data não faz parte do calendário oficial do Recife porque o dia é substituído pelo São João - comemorado no dia 24/6.
Confira como será o funcionamento da ciclofaixa de lazer no feriado de São João
Pelo menos sempre foi - apesar de o governo de Pernambuco ter decretado pontos facultativo este ano no feriado de Corpus Christi. Sendo assim, as Ciclofaixas de Turismo e Lazer não estarão funcionando no Recife nesta quinta.
- Confira quais as melhores e piores ciclovias e ciclofaixas do Recife
- Zona Azul: projeto de lei que previa destinar arrecadação para implantar ciclofaixas no Recife sofre derrota
- Bicicletas: Recife é a sétima capital brasileira em ciclofaixas e ciclovias do País. Confira o ranking
- Bicicletas: Brasil tem pouco mais de 4 mil km de ciclofaixas e ciclovias. Confira
- Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias
MULTAS DE TRÂNSITO
Sem ciclofaixa, sem redução de velocidade para 40 km/h nas vias onde os equipamentos funcionam. Ou seja, fica valendo a velocidade limite da via - que em sua maioria é de 60km/h, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
ROTAS DE CICLOFAIXAS
São três rotas de ciclofaixas: a rota norte (Parque da Jaqueira - Marco Zero), sul (Avenida Boa Viagem - Marco Zero), e oeste (Lagoa do Araçá-Marco Zero).
As três convergem no Marco Zero e muitos trechos delas se somam às ciclofaixas e ciclovias permanentes da cidade, totalizando 160 quilômetros de percurso. São utilizadas por 18 mil pessoas a cada edição, cortam mais de 30 bairros da capital e passam por atrativos turísticos como museus, parques e praças, sempre das 7h às 16h.