CORPUS CHRISTI

Qual o significado de corpus Christi? Feriado é celebrado nesta quinta-feira

A tradição é conhecida pelos tapetes com imagens sagradas, os quais abrem caminhos para procissões em todo o País

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 16/06/2022 às 9:24 | Atualizado em 16/06/2022 às 9:30
Notícia
X

Apesar de estar anualmente no calendário calendário católico, a data de Corpus Christi ainda gera muitas dúvidas sobre a celebração católica, tendo em vista que é feriado em vários estados brasileiros. Neste ano, a data caiu nesta quinta-feira, 16 de junho, 60 dias após a Páscoa. De onde surgiu a comemoração e qual o significado?

O Corpus Christi nasceu a partir do papa Urbano 4º. Ele instituiu a data no calendário católico oficialmente por meio da bula Transiturus, no dia 8 de setembro de 1264.

A expressão corpus christi vem do latim "corpo de cristo". Que também pode ser dita como corpus domini, que seria "corpo do senhor" na língua, a qual é utilizada na Igreja Católica. A data, hoje, representa a Eucaristia - a Última Ceia sendo representada pelo sacramento.

Durante o rito, a hóstia é distribuída aos fiéis, sendo a representação do corpo de Cristo. 

As celebrações são conhecidas pelos famosos tapetes coloridos. Foi uma tradição que possivelmente iniciou em Açores, Portugal, ainda no século 13. O Brasil importou a tradição a partir da colonização portuguesa no País. 

Pelos tapetes coloridos, passam as procissões com a hóstia consagrada. Geralmente, as imagens são feitas com sal, serragem, borra de café e outros materiais a critério da cultura local.

No Grande Recife, vai ter tapete nas Paróquias de Jardim São Paulo, Torre e Dom Bosco, em Caetés, na cidade de Abreu e Lima.

Por que Corpus Christi tem datas diferentes todos os anos?

Assim como outras festas do calendário cristão, o Corpus Christi é ligado à páscoa. A data é estabelecida na segunda-feira após o domingo da Santíssima Trindade. O Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa. Neste ano, a Páscoa foi no dia 17 de abril e Corpus Christi dia 16 de junho.

Tags

Autor