MORTE

Quem é o indígena Márcio Moreira, liderança guarani Kaiwoá, e por que mataram ele no Mato Grosso do Sul

Márcio Moreira integrava a liderança na luta pela recuperação do território de Guapoy

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 16/07/2022 às 11:37
REPRODUÇÃO
VIOLÊNCIA indígena Márcio Moreira, do povo guarani kaiowá, morreu baleado no Mato Grosso do Sul - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

O indígena Márcio Moreira, do povo guarani kaiowá, morreu baleado em Amambai, Mato Grosso do Sul, na última quinta-feira (14). Lideranças indígenas da região afirmam que ele foi atingido por disparos de arma de fogo efetuados por dois homens em uma moto que teriam armado uma emboscada.

Márcio integrava a liderança na luta pela recuperação do território de Guapoy. De acordo com a Polícia Civil do Mato Grosso, o motivo do assassinato seria disputa de terras na região.

"Há possível envolvimento com as recentes invasões de terras por indígenas em Amambai", afirmou o delegado Caio Macedo, responsável pelas investigações, ao portal G1.

Segundo Júnior Anderson Barbosa, outro líder indígena, Márcio teria sido chamado por um taxista para realizar um serviço em uma construção.

Ao receber a proposta de trabalho, ele teria recrutado outras duas pessoas para ajudá-lo. Depois de chegar no local indicado, em certo momento, os três foram rendidos pela dupla em uma moto.

"Nos intimidaram com as balas, mostraram com pistola de cano curto e bateram em nós, jogando no meio dos caraguatás [planta espinhosa], em seguida atiraram no Márcio e nos deitamos, como a munição acabou, eles nos bateram com a arma", contou uma das vítimas ao Conselho Indígena Missionário (CMI).

Um conseguiu fugir, já outro ficou ferido e foi levado a um hospital. Márcio morreu no local.

Comentários

Últimas notícias