São Paulo

Polícia prende parte de bando que usava máscaras da 'Casa de Papel' para roubos

Em um dos assaltos, ao caixa eletrônico de um supermercado, em Sorocaba, os criminosos deixaram duas pessoas feridas à bala

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 16/07/2022 às 18:34 | Atualizado em 16/07/2022 às 18:35
Notícia
X
Do Estadão Conteúdo
 
A Polícia Civil prendeu parte de uma quadrilha mascarada que usava referências de filmes e da série televisiva La Casa de Papel para realizar assaltos em cidades paulistas. Além de armas potentes, como fuzis e submetralhadoras, os criminosos vestiam máscaras como a do pintor espanhol Salvador Dalí, usadas pela quadrilha da série espanhola, e do personagem Coringa, vilão dos filmes de Batman. Em um dos assaltos, ao caixa eletrônico de um supermercado, em Sorocaba, os criminosos deixaram duas pessoas feridas à bala.
 
Nesta sexta-feira, 15, os policiais desencadearam a Operação Mascarados, para cumprir mandados de busca e prisão em São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Boituva e Sorocaba. Três pessoas foram presas em Sorocaba, Osasco e São Paulo, respectivamente. Outras duas estão sendo procuradas. Em um dos endereços, os policiais encontraram as máscaras que foram usadas no assalto ao supermercado de Sorocaba, além de luvas, toucas e um colete à prova de balas.
 
A polícia apreendeu ainda uma espingarda calibre 12, uma pistola .45, carregadores e munição, inclusive de fuzil. Foram encontradas também duas placas, uma delas com numeração igual à que estava no veículo usado pelos criminosos. Entre os presos, está o homem suspeito de planejar e participar de um assalto em Sorocaba.
 
 
De acordo com o delegado Felipe Orosco, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, as prisões são resultado de três meses de investigação. "Foi um assalto violento e tínhamos que dar resposta. Além da placa do carro, foram localizadas as vestes que eles usaram no assalto em Sorocaba e, especificamente, as mesmas máscaras, o que não deixa a menor dúvida sobre a participação dos suspeitos", disse.
 
Em 5 de abril deste ano, quatro homens armados atacaram um supermercado na zona norte da cidade, no momento em que a equipe de segurança, que chegou em um carro-forte, abastecia o caixa eletrônico com cédulas. Eles estavam mascarados, usavam coletes à prova de balas e um dos homens portava uma arma longa. Os assaltantes deixaram o carro, um automóvel preto, no meio da rua, abordaram os seguranças e recolheram as gavetas que continham o dinheiro.
 
Durante o assalto, eles fizeram disparos no interior do estabelecimento, atingindo duas pessoas. Um segurança que estava trabalhando no supermercado foi baleado no peito e na perna, enquanto uma cliente que fazia compras no supermercado foi atingida no pé. Os dois já se recuperaram dos ferimentos - o segurança foi protegido pelo colete balístico.
 
Uma câmera registrou a ação dos criminosos. Nas imagens, é possível ver que um deles usava a máscara da série La Casa de Papel e outro, a do Coringa. Testemunhas disseram que os assaltantes eram violentos e fizeram mais de uma dezena disparos com o fuzil e a submetralhadora para assustar quem estivesse no local e evitar que fossem seguidos durante a fuga. Eles levaram R$ 180 mil em dinheiro.
 

Grupo está por trás de crime semelhante na Baixada Santista

 
Para o delegado, o mesmo grupo realizou um assalto semelhante, um mês antes, a dois caixas eletrônicos de um supermercado, em Mongaguá, na Baixada Santista. Os criminosos chegaram quando um carro-forte fazia o abastecimento dos caixas eletrônicos do estabelecimento, no Jardim Jussara. Ao menos quatro criminosos 0 fortemente armados pararam um carro preto na rua, renderam os seguranças e levaram o dinheiro. Houve troca de tiros e um segurança foi baleado, mas se recuperou.
 
Conforme o policial, nos dois casos, os criminosos danificaram o caixa eletrônico antes da ação para obrigar o envio da equipe da empresa de valores. Segundo ele, é possível que a quadrilha tenha participado de outros assaltos em que os criminosos estavam usando máscaras semelhantes. Os suspeitos presos vão responder pelos crimes de latrocínio tentado, associação criminosa e porte ilegal de armas. Os nomes dos detidos não foram divulgados.
 

Série espanhola foi estouro de audiência na Netflix

 
'La Casa de Papel' é uma série de televisão de grande sucesso criada por Álex Pina e que teve os direitos de streaming adquiridos pela Netflix. A trama envolve uma quadrilha altamente preparada para assaltar a Casa da Moeda Real da Espanha e o Banco Central espanhol. Os integrantes da quadrilha usavam uniformes vermelhos e a máscara de Salvador Dalí, nascido na Espanha, e que se tornou o principal nome do movimento surrealista do século 20.

Tags

Autor